Publicidade
Início Newsletter Facebook Connectivity apresenta robô para automatizar lançamento de fibra

Facebook Connectivity apresenta robô para automatizar lançamento de fibra

Divisão do Facebook que promove modelos alternativos para expansão de redes de telecom, o Facebook Connectivity apresentou uma série de novidades sobre soluções desenvolvidas internamente para “conectar o próximo bilhão” de habitantes.

Entre as novidades, anunciadas em coletiva de imprensa na última terça-feira, 4, esteve o robô Bombyx, focado no lançamento de fibra óptica acoplada às linhas de energia elétrica em postes. A intenção é que o equipamento diminua o tempo e os custos de implementação das redes.

Notícias relacionadas

Para tal, o Bombyx se inspira na técnica de envolver cabos de energia com fibra de forma helicoidal (ou na forma de uma hélice). O robô pode avançar entre torres e virar de ponta cabeça, superando obstáculos enquanto envolve as linhas elétricos com os cabos para serviços de telecom.

No momento, o Facebook trabalha para tornar o sistema semi autônomo do Bombyx em um totalmente autônomo, que dispense maior supervisão humana. A expectativa é que a tecnologia lance mais de um quilômetro de redes em 90 minutos, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia na região.

A gigante da Internet indicou interesse de empresas de utilities dos EUA na ferramenta. Encerrada a fase de prototipagem, o Bombyx deve começar a protagonizar projetos piloto que comprovem sua eficácia em termo de tempo para roll-out e custos.

Um aspecto classificado pelo próprio Facebook como desafio é o peso dos cabos de fibra. Para o projeto, foi necessário o desenvolvimento (ao lado de parceiros) de um cabo com 24 fibras (ao invés de 96), cuja capacidade seria compartilhável entre milhares de residências. A fibra também precisou ser mais flexível e resistente a altas temperaturas que os produtos tradicionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile