Publicidade
Início Newsletter DSA: liberação do White Spaces torna Brasil líder em estratégia de espectro

DSA: liberação do White Spaces torna Brasil líder em estratégia de espectro

A Dynamic Spectrum Alliance (DSA) mostrou satisfação com a decisão da Anatel de aprovar o uso do espectro ocioso da VHF e UFH, o TV White Space (TVWS). Em comunicado nesta quinta-feira, 7, a entidade global especializada em leis e regulações pelo uso eficiente de espectro destacou que, no cenário de aumento do uso da Internet, a aprovação torna o Brasil um líder no desenvolvimento de estratégias de espectro e “marca um passo significativo em direção ao endereçamento das demandas de capacidade em regiões sem ou com serviço insuficiente”. 

No comunicado, a presidente da DSA, Martha Suarez, destacou que a crise da pandemia da covid-19 adiciona ainda mais importância à decisão da Anatel. “O acesso ao TVWS vai facilitar pequenos provedores de Internet (ISPs) e redes comunitárias operando em áreas desassistidas para conectar comunidades remotas e vulneráveis com serviços vitais, levando a mais inclusão digital”.

“A decisão de autorizar o TVWS consolida o Brasil ainda mais na posição de líder no desenvolvimento de estratégias de comunicação no mundo, permitindo inovação, novos casos de uso e benefícios consideráveis para brasileiros e para a economia nacional”, adicional Suarez, lembrando ainda da autorização do uso não licenciado de todo o espectro na faixa de 6 GHz, permitindo tecnologias como o WiFi 6E.

Notícias relacionadas

A entidade coloca ainda que a adoção das regras autorizando o uso do White Space em caráter secundário às bandas de UHF e VHF (54-72 MHz, 174-216 MHz, 470-608 MHz and 614-698 MHz) está em linha com decisões regulatórias similares em outros países. Como exemplo, cita os África do Sul, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Ghana, Quênia, Moçambique, Reino Unido e Uganda. O comunicado também menciona que o programa britânico de acesso digital no escritório de desenvolvimento externo (FCDO) apoia a iniciativa no Brasil. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile