Publicidade
Início Newsletter Vodafone testa OpenRAN em áreas rurais do Reino Unido

Vodafone testa OpenRAN em áreas rurais do Reino Unido

A tecnologia OpenRAN está sendo testada pela Vodafone em áreas rurais do Reino Unido, revelou a operadora de telecomunicações no último domingo, 6. A previsão é que mais de 100 localidades recebam os equipamentos de acesso em rádio com padrão aberto e arquitetura virtualizada.

Esta é a primeira vez que o OpenRAN é testado em um mercado “desenvolvido”, afirma a Vodafone, que tem expectativa de replicar o modelo em outros países europeus como forma de expandir o ecossistema de fornecedores da operadora, hoje “concentrado entre poucas empresas”, conforme comunicado.

Paralelamente, a Vodafone também anunciou novas experimentações do OpenRAN feitas por filiais do grupo na República Democrática do Congo e em Moçambique. Tanto nos países africanos quanto no Reino Unido haverá oferta de 2G, 3G e 4G através do padrão aberto, com o 5G podendo ser adicionado no futuro. Antes disso, tecnologia já estava sendo testada pela Vodafone na oferta de 2G e 4G na África do Sul (em ambientes indoor) e na Turquia (neste caso, em cenário outdoor).

Notícias relacionadas

Entre as fornecedoras parceiras da operadora britânica na empreitada estão as norte-americanas Parallel Wireless e Mavenir e a Lime Microsystems, do Reino Unido (neste caso, através da oferta de small cells já utilizadas pela Vodafone na Espanha e na Turquia).

Considerada uma opção mais barata frente os tradicionais fornecedores de equipamentos para rede de acesso e aposta para a cobertura em áreas rurais ou afastadas, o modelo OpenRAN tem mobilizado esforços da Vodafone desde 2017 no âmbito do Telecom Infra Project (TIP). Outras fornecedoras de equipamentos como a NEC também têm apostado no nicho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile