CGI.br celebra início da transição da IANA

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou no início da noite desta sexta-feira, 7, nota pública sobre o fim do contrato entre o governo dos Estados Unidos e a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) para a tutela das funções de nome e domínio (Internet Assigned Numbers Authority – IANA), o que permite que o modelo multissetorial global assuma o controle das funções da IANA. No comunicado, o CGI.br celebra a importância da transição, enfatizando a necessidade de participação de todos os stakeholders nas discussões de agora em diante.

Recorda que a nova etapa na governança da Internet mundial "deverá prosseguir ainda com a discussão sobre diversos aspectos relacionados ao funcionamento da ICANN, dentre os quais se destacam questões referentes aos direitos humanos, ao engajamento efetivo de todos os stakeholders e à jurisdição". A entidade reafirma a disposição em atuar e acompanhar de perto as discussões na defesa da governança democrática e colaborativa.

Notícias relacionadas

O Comitê declarou por fim que renova o compromisso com a Declaração Multissetorial NetMundial, documento apresentado no evento em São Paulo, em abril de 2014. A entidade afirma que a declaração serviu como "guia normativo fundamental" para orientar a transição, e ressalta que trabalhará, junto à comunidade global, para "assegurar que o futuro da IANA esteja plenamente alinhado com esses princípios".

O CGI.br cita a própria declaração no desejo de levar o processo de globalização da ICANN de forma acelerada, "levando a uma organização verdadeiramente internacional e global que sirva o interesse público com mecanismos de responsabilidade e transparência claramente implementáveis e verificáveis, satisfazendo tanto os requisitos dos setores internos como a comunidade global. A representação ativa de todos os interessados na estrutura da ICANN de todas as regiões é uma questão fundamental para uma globalização exitosa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!