Nokia divulga nova estrutura pós-fusão com Alcatel-Lucent

A Nokia anunciou na madrugada desta quarta-feira, 7, o plano de liderança e estrutura organizacional da empresa após a fusão com a Alcatel-Lucent (ALU), transação de US$ 17,6 bilhões e cuja finalização deverá ocorrer em meados do ano que vem. Em comunicado, a companhia afirmou querer criar um líder em inovação e na próxima geração de tecnologias e serviços. A empresa finlandesa planeja realocar a maioria dos cargos de liderança para seus funcionários: do total de 13, apenas três ficaram com profissionais vindos da ALU, que comandarão as novas áreas de negócios de redes fixas.

"Por enquanto, é um primeiro passo, é o 'nível -1' da transação. Ainda somos competidores da Nokia e todo o processo de aprovação ainda está acontecendo, ainda fica pendente na China e aprovações por parte de acionistas das duas empresas", explicou o presidente da ALU no Brasil, Javier Falcon, durante conversa com a imprensa em São Paulo. Ele disse também que é necessário haver a troca de ações e mantém a previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2016.

Em comunicado, o CEO da Nokia, Rajeev Suri, afirmou que a transação está progredindo bem e que a nova estrutura vai "ajudar a categorizar os próximos passos na transformação da Nokia". Assim, ao concluir a incorporação da ALU, a companhia será conduzida em quatro grupos de negócios: Redes Móveis, Redes Fixas, Aplicações e Analytics e Redes IP/Óticas. Além dessas, a Nokia Technologies continuará a operar como um grupo separado com foco em licenciamento e incubação de novas tecnologias. O presidente continuará a ser Ramzi Haidamus.

Notícias relacionadas

Também atuará como uma divisão separada a área de cabos submarinos da francesa, a Alcatel-Lucent Submarine Networks (ASN). Ainda na noite na terça-feira, a companhia anunciou ter desistido de desinvestir nessa área. A Nokia afirma que vai operar a ASN como entidade separada.

Novos nomes

A área de redes móveis incluirá portfólios de ambas empresas, além dos negócios de micro-ondas da Alcatel-Lucent e todos os serviços gerenciados fim-a-fim. O presidente será Samih Eihage, que atualmente é vice-presidente executivo e CFOO da Nokia Networks. Na área de redes fixas ficará Federico Guillén, que assume atualmente a mesma área na Alcatel-Lucent. Esse braço da empresa lidará com acessos em fibra e cobre (provavelmente focando na tecnologia G.fast, a se levar pelos últimos anúncios da ALU).

Já para a área de aplicações e analytics, que incluirá todas as operações de software e de dados (como gerenciamento de experiência do consumidor, OSS, orquestração e cloud), o comando também será de um atual executivo da ALU: Bhaskar Gorti, atual presidente de plataformas IP da fornecedora francesa. Para a divisão de IP/redes óticas, o terceiro da Alcatel-Lucent: Basil Alwan, que cuida atualmente de roteamento IP e transporte.

Estrutura

A companhia combinada deverá ter uma organização de vendas comum em todas as unidades de negócio, exceto para a Nokia Technologies. Reportarão ao CEO Rajeev Suri os seguintes executivos (todos vindos da Nokia): Timo Ihamuoitila, como diretor financeiro (CFO); Ashish Chowdhary, como CCOO (chief customer operations officer); Hans-Jürgen Bill, como diretor de recursos humanos (CHRO); Kathrin Buvac, como diretora de estratégia (CSO); Barry French, como diretor de marketing (CMO); e Maria Varsellona, como CLO (chief legal officer).

Não há menção ao cargo de de diretor de tecnologia (CTO) – atualmente, na Alcatel-Lucent, Marcus Weldon é o responsável, enquanto na Nokia a função é de Hossein Moiin. Por outro lado, o diretor de banda larga móvel da Nokia, Marc Rouanne, passará a ser CIOO (chief innovation and operating officer) da nova entidade e "usará forças do Bell Labs e da FutureWorks para moldar a visão da Nokia através dos grupos de negócio". Javier Falcon garante que a estrutura do Bell Labs, cujo centro de demonstração foi reinaugurado também nesta quarta-feira em São Paulo, será mantida no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!