Clearwire aposta em WiMAX na Europa em 3,5 GHz

A Clearwire promete lançar uma operação de WiMAX móvel na Espanha em 2010 usando a frequencia de 3,5 GHz. O serviço começará em Sevilha e Málaga e usará a marca "Clear", a mesma adotada pela companhia nos EUA. A infraestrutura será provida pela Alvarion e pela ZTE.
A Clearwire possui licenças em 3,5 GHz em outros seis países europeus cobrindo uma população de 200 milhões de habitantes: Bélgica, Alemanha, Irlanda, Polônia, Romênia e Dinamarca. Nos EUA, a Clearwire utiliza as faixas de 2,5 e 2,6 GHz, frequência que na Europa está reservada para o LTE, a evolução das redes GSM.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a Clearwire não conseguirá formar na Europa uma rede pan-regional, pois a oferta desse espectro está muito fragmentada no continente. O mais provável é que a empresa foque inicialmente em lançamentos pontuais em áreas metropolitanas. Outro desafio: a Clearwire não terá na Europa o suporte de players de peso como tem nos EUA, onde conta com o apoio da Sprint e de três das maiores operadoras de cabo, além do Google e da Intel. Porém, se o seu modelo de negócios obtiver sucesso em cidades importantes, é possível que a Clearwire consiga parcerias com operadoras de cabo e DSL locais, ou até mesmo com empresas de telefonia celular interessadas em desafogar o tráfego em suas redes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!