Novo serviço de mobile TV no Japão alcança 150 mil assinantes em cinco meses

O Japão ganhou um novo serviço móvel de TV por assinatura: o NOTTV, da empresa mmbi, Inc, cuja principal acionista é a operadora japonesa NTT DoCoMo. Para operar, a mmbi adquiriu frequências da faixa de VHF após o switch off da TV analógica naquele país e desenvolveu uma nova versão do padrão de TV digital Japonês, o ISDB-Tmm, que tem broadcast multimídia para dispositivos móveis em 13 segmentos (13-seg).

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De acordo com o VP sênior de tecnologia e soluções da empresa, Tomoyuki Ohya, a nova segmentação se fez necessária para realizar o broadcast simultâneo de três canais de TV por assinatura e também porque o 1-seg do ISDB-T já transmite o sinal gratuito das emissoras de radiodifusão do Japão, assim como acontece aqui no Brasil.

Lançado apenas em abril deste ano, o NOTTV alcançou a marca de 150 mil usuários no último dia 5 de setembro, mesmo tendo começado com apenas dois smartphones compatíveis com o ISDB-Tmm. “Agora já são nove modelos compatíveis e a nossa expectativa é chegar até o final do ano com 1 milhão de assinantes em um universo de 3 milhões de smartphones com ISDB-Tmm no mercado”, estima Ohya.

O NOTTV faz o broadcast simultâneo de três canais lineares, cujas grades de programação ficam a cargo da própria mmbi, mais um canal de conteúdos complementares como jogos, aplicativos e conteúdos digitais, que utilizará as redes 3G e LTE disponíveis. Atualmente, temos 15 retransmissoras nas principais cidades do país para fazer o broadcast do canal, mas estamos planejando uma cobertura com 126 retransmissoras para cobrir todo o território japonês, revela Ohya.

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