Reunião com o Cade foi determinante para que três teles seguissem na disputa pela Oi Móvel

Foto: Pixabay

Um fator determinante para que as operadoras Claro, Vivo e TIM assinassem o acordo de exclusividade na negociação com a Oi pela compra da Oi Móvel foi uma reunião realizada com o Cade nesta sexta, dia 7 com as três empresas. Segundo apurou TELETIME, ao contrário dos sinais emitidos ao longo da semana, o tribunal concorrencial não mostrou nenhuma postura refratária à operação. Ao contrário, ouviu das três os argumentos favoráveis à fusão e sinalizou que, caso as informações para a instrução do processo sejam completas e transparentes, não teria porque alongar a análise mais do que o prazo normal. Um dos argumentos mostrados ao Cade é que o momento vivido pelo mercado de telecom é atípico e que o setor seguiria competitivo, mesmo com três operadoras.

"Mais do que três empresas querendo comprar uma concorrente, o que se coloca de fato é que a Oi Móvel se colocou à venda e não há muitos potenciais interessados. E essa venda é essencial para assegurar a viabilidade do restante da empresa, especialmente da concessão. A nós cabe assegurar que o mercado seguirá competitivo depois da operação, se ela se concretizar", disse uma fonte, ressaltando que nenhum compromisso foi assumido pelas empresas e nem pelo órgão concorrencial. Além do Cade, esta semana as três operadoras também peregrinaram na Anatel e Minicom defendendo o racional da operação e mostrando o que pretendem com a oferta.  

Outras fontes de mercado analisam que a Oi Móvel não se coloca de fato como uma competidora, pois hoje é a operadora mais fraca, sendo atacada por todos os lados. Com três operadoras, o jogo tende a ficar mais equilibrado em market-share e em distribuição de espectro.

Notícias relacionadas

E a Highline

Ao longo desta semana, a impressão que a Highline transmitiu ao mercado e aos concorrentes foi de uma completa desmobilização, ainda que, formalmente, a oferta vinculante ainda exista. Especula-se que a proposta teria caducado uma vez que estaria vinculada à obtenção de determinadas condições e informações, mas como nem a Oi nem a Highline fizeram nenhum comunicado ao mercado, a posição da empresa ligada ao fundo Digital Colony ainda é um mistério. A aposta dos concorrentes é que ela centrará esforços na briga pela InfraCo, onde a disputa parece ser intensa, e pela unidade de torres, que hoje é o core da atividade da Highline no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!