Deputados questionam Telebras sobre Gesac

Durante a audiência pública realizada nesta terça, dia 7, para discutir o atendimento feito pela Telebras por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), parlamentares da Comissão de Educação da Câmara questionaram a estatal e o governo sobre aspectos da contratação da Telebras para a prestação do Gesac (Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão).  O deputado  Alex Canziani (PTB/PR), que também preside a Frente Parlamentar pela Educação, considerou tímida a conectividade do Gesac de 10 Mbps e lembrou que em outros países escolas estão sendo conectadas a velocidades de 1 Gbps. Ele questionou se outras empresas (privadas) não teriam condições de oferecer um serviço melhor. A resposta coube ao presidente da Telebras, Jarbas Valente, que explicou que o foco do SGDC desde o seu planejamento foi a cobertura de todo o território nacional.

Já a deputada Professora Dorinha Rezende (DEM/TO) quis saber se o acordo com a Viasat também ficaria suspenso com a cautelar do TCU, que suspendeu o contrato entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Telebras e se isso poderia comprometer a meta de atendimento a escolas. Américo Bernardes, diretor do departamento de inclusão digital do ministério, explicou que a suspensão do contrato com a Viasat havia acontecido em outro momento, lembrando que a liminar nesse caso caiu por determinação do Supremo. Mesmo assim apontou ele, houve atraso no cronograma de implantação, que deveria já ter atendido 4,5 mil escolas.

A Telebras foi questionada sobre o uso de mecanismos de desoneração. Jarbas Valente explicou que a prestação do serviço por meio do Gesac dá isenção de ICMS, o que se aplicaria ao programa Internet para Todos.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia equipe Teletime.

    Vcs sabem pq a yahsat ainda não começou a ofertar seu serviço de internet via satélite? O satélite já está posicionado e liberado para operação, o que estaria impedindo a empresa de começar a ofertar o serviço? Por favor, façam um matéria sobre isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!