Comissão da Câmara arquiva investigação sobre Anatel

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados votou pelo arquivamento da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 96/12, sobre os procedimentos de regulamentação e fiscalização adotados pela Anatel. O relatório final do deputado Paulo Azi (DEM-BA) apontou melhorias na atuação da agência.

Em julho de 2013, a comissão aprovou a proposta de fiscalização apresentada pelo deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS). A proposta solicitava ao Tribunal de Contas da União (TCU) auditoria sobre os procedimentos de regulamentação e fiscalização adotados pela Anatel quanto aos serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura. Na justificativa, o autor citava "a péssima qualidade dos serviços prestados pelas operadoras".

O TCU realizou a auditoria e, por meio do Acórdão 2926/13, apontou as ações já realizadas pela Anatel para melhorar a qualidade dos serviços. O tribunal mostrou disposição em continuar monitorando a atuação da agência. Por isso, o relator, Paulo Azi, considerou como encerrada a fiscalização e votou pelo arquivamento.

Notícias relacionadas

Entre as ações já implementadas pela Anatel que continuarão a ser monitoradas pelo TCU, o acórdão cita:  a criação do Sistema de Fiscalização Remota de Serviços; a criação de novos indicadores para tratamento das reclamações dirigidas a todos os canais de atendimento das prestadoras; a criação da Superintendência de Relações com os Consumidores, por meio do novo regimento interno (Resolução 612/13); a criação do Ranking de Qualidade das Prestadoras dos Serviços de Telefonia; a realização de Pesquisa de Aferição do Grau de Satisfação da Sociedade em relação ao serviço de telefonia fixa, ao serviço de telefonia móvel e aos serviços de TV por assinatura, concluída em abril de 2013;  e a evolução no uso das medidas alternativas a multas por parte da agência, com a adoção mais frequente e incisiva de medidas cautelares, como a suspensão da venda de novos planos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!