Anatel vê contradição entre discurso e atitudes da Sky em relação a canais obrigatórios

A Sky tem ganhado tempo na Justiça, mas terá que carregar todos os canais considerados obrigatórios como determina a Lei 12.485/2011, segundo o conselheiro da Anatel Marcelo Bechara. O imbróglio entre Sky e Anatel no que diz respeito ao must carry vem se arrastando desde junho, quando a Justiça Federal de Brasília indeferiu o pedido de tutela antecipada da Sky para a desobrigação de carregamento. A operadora carrega seis dos 14 canais obrigatórios, mas precisa carregar todos para cumprir a regulamentação. A Sky, então, alegou que a agência não teria levado em consideração seus laudos técnicos e econômicos, apontando falta de espaço no satélite e perda de mercado com a substituição dos canais. A operadora recorreu novamente e, em julho, ganhou um novo prazo de 60 dias para se enquadrar na lei. Neste período, a Sky incluiu mais seis canais HD no line-up.O problema é que ao mesmo tempo em que dizia não ter espaço para cumprir as obrigações legais, a Sky ampliava a oferta de outros canais.

Notícias relacionadas
"É uma contradição dizer que não tem espaço e carregar mais canais em alta definição", observa Bechara, contando que o episódio foi apontado à Justiça, o que fez com que o prazo da operadora para o cumprimento do must carry fosse reduzido para 30 dias, que serão contados a partir da publicação do acórdão, o que ainda não aconteceu.

"O que a Sky está fazendo é ganhar tempo, mas mais cedo ou mais tarde ela vai ter que cumprir", explica o conselheiro, acrescentando que a Anatel tem sido procurada pelo público que quer o carregamento dos canais na operadora. Bechara acredita que a situação deve se resolver até outubro. Se a Sky não carregar os canais obrigatórios, será aberto um processo administrativo e a operadora deve ser multada. "Não sei o valor da multa, mas deve ser algo que vai doer no bolso", diz o conselheiro.

Bechara destacou que os canais obrigatórios precisam ser carregados em blocos e que a agência irá fiscalizar. "Vamos abrir um Procedimento para Apuração de Descumprimento de Obrigações (PADO) e eles vão ter que se defender, e, se não cumprirem, pode ser (imposta) inclusive uma cautelar para cumprir". Segundo ele, nenhuma operadora de DTH está cumprindo a obrigação de levar os canais obrigatórios em bloco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!