Custo das ligações móveis caiu até 35% entre abril e julho

O custo ao consumidor da telefonia móvel está cada vez menor em todo o País. Essa é a conclusão de um levantamento feito pelas consultorias Pricez e Teleco, tendo como base os planos de minutos oferecidos no mercado pelas quatro principais operadoras do serviço.

Notícias relacionadas
De acordo com o estudo, divulgado nesta terça, 7, o segmento de baixo consumo foi onde houve as maiores reduções, com os preços caindo 35% entre abril e julho. Faz parte deste perfil o consumidor que usa, em média, 60 minutos de ligações locais por mês. Àqueles que usam aproximadamente 120 minutos mensais em ligações locais e 60 minutos de longa distância, ou seja, clientes considerados de médio consumo, houve queda de 15% no custo do plano de telefonia móvel, enquanto no alto consumo: 300 minutos de ligações locais e 120 minutos de longa distância, a redução no preço foi de 2%.

Segundo o presidente da Pricez, Diego Oliveira, a redução ocorre porque no período as empresas começaram a reestruturar suas ofertas de ligações para fora da rede da operadora do cliente. “Há mais competição no mercado e os clientes querem cada vez mais dados, então elas perdem receitas com voz e tentam compensar com dados”, explica.

Ele assinalou que houve uma disputa mais acirrada entre as operadoras durante o intervalo entre o Dia das Mães e o mês passado. Entretanto, mesmo em meio à agressividade dos competidores por oferecer preços cada vez menores, “a Oi reinou soberana no quesito diferença de preços, liderando em praticamente todo o País no segmento de alto consumo”.

Na comparação de preços feita nas 67 localidades diferentes, a diferença no custo dos planos da Oi chegou a ser 50% menor em relação à operadora mais cara. No período, a Claro reformulou suas ofertas para o segmento de alto consumo e se aproximou da Oi com uma diferença de apenas 10% no preço final dos serviços. Já a Vivo e a TIM praticamente mantiveram suas ofertas e patamares de preços.

Com relação ao médio consumo, onde houve a maior disputa entre operadoras, a Oi se consolidou também como mais barata no plano Oi 60. Neste caso, houve diferença de 103% no preço entre a melhor e a pior oferta. A Claro, no entanto, chegou a passar a Oi no mês de junho, liderando na maior parte dos DDDs do País, após rever suas tarifas e lançar o plano ilimitado 3G. Em julho, porém, a Oi retomou o posto de melhor preço na categoria.

Por sua vez, no baixo consumo, a operadora líder em preço baixo foi a Claro, mantendo sua posição desde o Dia das Mães. A consolidação desse posto deve-se à oferta agressiva da empresa com o plano Fala + Brasil, no qual é possível contratar minutos em chamadas para fora da rede da Claro. A estratégia trouxe redução de 26% no preço das chamadas dos clientes baixo consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!