Aconteceu nesta segunda, 7, uma audiência pública no Conselho de Comunicação Social do Congresso para debater "Os passos futuros da escolha do modelo nipo-brasileiro de TV digital". A reunião foi coordenada pelo conselheiro Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da TV Globo. Segundo informação da Agência Câmara de Notícias, Bittencourt informou ao CCS a realização, nesta segunda, da primeira reunião do grupo de trabalho que criará o Fórum de TV Digital, organismo responsável pelas especificações, implantação e manutenção do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). O engenheiro afirmou ainda que o fórum deve ser formalizado em quatro meses, e será composto por representantes dos diferentes ramos industriais envolvidos (fabricantes de transmissores e televisores, entre outros), dos radiodifusores, das universidades e institutos de pesquisa e de órgãos governamentais.
TVs educativas
O CCS também recebeu nesta segunda a audiência pública com o tema "Os rumos da televisão educativa", com a participação da presidente da TVE, Beth Carmona, e com o diretor da TV Cultura de São Paulo Marco Antônio Coelho Filho.
Já Beth Carmona destacou que o conceito de TV educativa mudou, englobando cultura e informação.
Vale lembrar que a Casa Civil manifesta a intenção de criar, até o final do ano, o Fórum para a TV Pública, que virá junto com a normatização da TV digital no sentido de viabilizar a criação de uma rede pública de televisão.