'É preciso controlar expectativas' com adoção do 5G, diz superintendente da Anatel

Foto: Pixabay

[Publicado originalmente no Mobile Time] O 5G já está em operação em Brasília, mas por enquanto é uma realidade para poucos. "É preciso controlar as expectativas. Menos de 10% dos usuários do Distrito Federal têm terminais compatíveis com o 5G, a maior parte concentrada no Plano Piloto, que é onde fica quem tem condições de comprar aparelhos que comportam esta tecnologia. Por enquanto, foram ativadas 14% das estações, o que é o triplo do mínimo exigido, mas ainda assim é um processo", analisou Vinícius Caram, superintendente de outorga da Anatel, em conversa com o Mobile Time, nesta quinta-feira, 7.

Segundo ele, o início das operações na cidade está ocorrendo dentro do esperado, sem intercorrências – informação também confirmada pelo conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, a este noticiário. Quem se conectou à nova rede atingiu uma média de 400 Mbps, quatro vezes mais do que a maioria dos contratos de fibra em vigor, que oferecem cerca de 100 Mbps. Uma das operadoras teria reportado à Anatel que houve 25 mil usuários conectados no 5G durante uma hora no primeiro dia de ativação.

"Estamos muito contentes com o resultado, somos um dos primeiros países a ativar o 5G Standalone no mundo. Agora estamos analisando e conhecendo a rede e suas aplicações. Ainda não experimentamos, por exemplo, uma carga excessiva. As empresas estão otimizando a rede: tem 5G em algumas áreas; em outras, 4G, e em outras, 3G, que vão passando de um para outro, dependendo de onde o usuário está. Tem que fazer esta otimização de rede. As equipes estão em campo fazendo drive test, vendo se o handover está ocorrendo, e de que forma. É uma fase de maturação", explicou.

Notícias relacionadas

Caram alertou ainda que não seria possível esperar que todas as estações estivessem funcionando em 24 horas – de 2.400 licenciadas, apenas 340 estão com o 5G Standalone. "As empresas estão trabalhando rápido e já estão atendendo mais do que o mínimo exigido. Acreditamos que cumprirão a meta do edital (1 ERB para cada 100 mil habitantes) ainda neste ano", finalizou o superintendente, que fará parte do MPN Forum, primeiro seminário brasileiro dedicado ao mercado de redes privadas móveis, promovido por Mobile Time, no próximo dia 12 de julho, no WTC, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!