Governo diz que orçamento o impede de cumprir lei que direciona uso do Fust para escolas

Foto: Pixabay

A Advocacia Geral da União (AGU) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), com pedido de liminar contra a Lei 14.172/2021, que determina que a União repasse R$ 3,5 bilhões do Fust (Fundo de Universalização das Telecomunicações) para estados e municípios garantirem o acesso à internet para alunos e professores da educação básica pública. A ADI 6926 foi distribuída para o ministro Dias Toffoli.

Esse é o segundo round do governo contra este texto. No primeiro, Jair Bolsonaro vetou na íntegra a proposta. O veto foi derrubado pelo Congresso em junho. Agora, o governo age mais vez contra o texto, pedindo que ele seja declara inconstitucional.

Na inicial, a AGU alega que a imposição imposta pela lei foi editada à revelia de importantes regras do processo legislativo, como a iniciativa reservada do Presidente da República para legislações que interfiram nas atribuições dos órgãos do Poder Executivo.

Notícias relacionadas

Na visão da AGU, a lei viola as condicionantes fiscais para expansão de ações governamentais no curso da atual pandemia, fixadas tanto nas Emendas Constitucionais no 106/2020 e 109/2021 quanto na Lei Complementar no 173/2020, e desrespeita o limite de gastos estabelecido pela Emenda Constitucional no 95/2016 (PEC do Teto de gastos), interferindo na estruturação e custeio de ações governamentais de acesso à educação adotadas no contexto da pandemia.

Medida ineficiente

"Sob outro ângulo, a simples determinação de transferências vultosas de verbas públicas para a contratação de serviços de internet para os alunos da rede pública não é a medida mais eficiente para garantir o referido acesso, especialmente diante das fracas contrapartidas estabelecidas na lei questionada", argumenta a AGU no pedido ao STF.

O órgão diz ainda que a lei apresenta uma clara ofensa aos ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade, pois, na visão do governo, é inviável a operacionalização, no prazo de 30 (trinta) dias, das medidas administrativas necessárias para efetivar o modelo de transferências estabelecido pela lei impugnada.

Por fim, a AGU aponta que a liberação de recursos sem o estabelecimento de contrapartidas fortes é uma política pública ineficiente, que gera elevado risco de má aplicação de verbas federais.

Fontes

A Lei 14.172/2021 retira recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para financiar as iniciativas de Internet dos estados e municípios direcionadas a professores e alunos da rede publica.

Além do Fust, a lei prevê como fontes de recursos para conectar estudantes e professores da rede básica de ensino dotações orçamentárias da União e o saldo correspondente a metas não cumpridas dos Planos Gerais de Metas de Universalização (PGMU) firmados entre o poder público e as concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!