91% dos provedores regionais de Internet atuam com fibra; 45% atendem prefeituras

A fibra óptica já faz parte do portfólio de 91% dos provedores regionais de Internet (ou ISPs) com acessos de banda larga fixa no Brasil. As informações são da pesquisa TIC Provedores, apresentada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta quarta-feira, 7.

O contingente ilustra um avanço frente ao valor identificado na edição anterior do estudo, em 2017 : na época, 78% dos ISPs atuavam com fibra óptica. De lá para cá, o número de empresas ofertando banda larga via rádio caiu de 84% para 73%, ao passo que o serviço via "cabo UTP" passou de 51% para 46%.

Os dados da nova pesquisa foram coletados entre junho de 2020 e janeiro deste ano. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é o responsável pelo estudo – que esmiuçou outras características das ofertas de ISPs.

Notícias relacionadas

Por exemplo, que 97% dos ISPs brasileiros atendem clientes residenciais e 76%, clientes corporativos. Já as empresas com ofertas para outros provedores seriam 39% do total.

O setor público também surge como importante cliente, sobretudo em nível municipal: 45% dos ISPs têm algum tipo de contrato com administrações de cidades. No caso de governos estaduais, o percentual é de 23% e no Federal, de 10%.

O leque de serviços oferecidos pelo setor também é amplo, passando por transporte (39%), trânsito IP (39%), hosting e colocation de infraestrutura (20%), aplicações de segurança (19%), conteúdo (18%) e telefonia sobre IP (16%).

Já o percentual oferecendo TV por assinatura e telefonia fixa seria mais reduzido: 7% e 5%, na ordem.

Infraestrutura

Outro aspecto listado pela TIC Provedores é a propriedade da infraestrutura que sustenta os serviços. Entre os ISPs respondentes, 70% afirmaram atuar apenas com redes próprias, enquanto 25% detêm infraestrutura, mas também recorrem a ativos de terceiros.

Apenas 2% afirmaram utilizar somente as redes dos parceiros, ou a mesma quantidade de ISPs que atuam como franqueadas de outros grupos.

Também foi revelado que 56% dos provedores brasileiros têm até nove funcionários e atendem menos de mil clientes. 47% do total de empresas atua em apenas uma cidade, enquanto outros 42% comercializam serviços em até cinco municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!