Nokia anuncia interfaces OpenRAN em portfólio de software até 2021

Em comunicado emitido nesta terça-feira, 7, a Nokia revelou um cronograma de adoção de interfaces para redes de acesso abertas e desagregadas (OpenRAN) em seu portfólio de software. Segundo a fornecedora, algumas funcionalidades serão adotadas já neste ano, com presença completa a partir de 2021.

"Ao adotar a abordagem de criar interfaces abertas sobre as soluções existentes, a Nokia está ajudando a preparação para a arquitetura de rede do futuro, independentemente se as operadoras optarem pelo caminho do OpenRAN ou não. Um conjunto inicial de funcionalidades O-RAN estará disponível este ano, enquanto o conjunto completo deverá estar disponível em 2021", afirmou a fornecedora.

"Esses novos recursos, que incluem interfaces abertas, serão construídos sobre o software AirScale existente da Nokia, oferecendo o mesmo desempenho de alto nível, funcionalidades expansivas e padrões de segurança robustos dos produtos de rádio atuais", completou a empresa. No mês passado, a Nokia já havia lançado uma solução em nuvem para 5G que previa a arquitetura OpenRAN.

Notícias relacionadas

Ecossistema

No comunicado desta terça-feira, a Nokia ainda afirmou ser a única fornecedora global de rede de acesso comprometida com o ecossistema de redes abertas, seja através de investimentos em P&D ou da participação ativa em discussões regulatórias e tecnológicas. Recentemente, a empresa destacou o fato de ser a única entre as principais concorrentes do mercado de fornecimento a participar das três principais coalizões do novo padrão (O-Ran Alliance, TIP e OpenRAN Policy Coalition).

Há uma semana, as brasileiras Vivo e TIM anunciaram importantes movimentos em OpenRAN no País: enquanto a primeira está testando a tecnologia em rede comercial a partir de duas cidades no Nordeste, a segunda está organizando um campus no Inatel para testes de novos fornecedores com padrão desagregado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!