Sindicato diz que há "desmonte" no Programa Espacial Brasileiro

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais na área de Ciência e Tecnologia (SindCT) não está nada satisfeito com a reeestruturação do programa espacial brasileiro que está sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A proposta, que teria sido levada ao ministro Aloizio Mercadante pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, prevê a fusão da AEB com o Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e assim a criação de um novo órgão para comandar o programa. O processo de fusão será definido até agosto, quando a estrutura da nova agência será detalhada. Ainda não está certo, contudo, se a AEB deixará de existir e se o Inpe será integralmente fundido com a agência. Em entrevista à Folha de S. Paulo, na última terça, 5, o ministro Aloizio Mercadante disse que é preciso enxugar a estrutura para dar mais competência ao programa.
Raupp participou de um debate promovido pelo SindCT em São José dos Campos no final do mês passado no qual detalhou sua proposta. A ideia é promover a fusão do Inpe e da AEB em um único órgão responsável pelas atividades de pesquisa e de agência espacial, nos moldes da NASA norte-americana. A fusão permitiria a contratação de 400 funcionários para o Inpe e 700 para o Instituto de Aeronáutica e Espaço – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEA-DCTA). "Eles estão adoçando a nossa boca com essa história de que a fusão facilita a contratação de mais pessoas", afirma o presidente do SindCT. Segundo ele, há anos os órgãos responsáveis pelo programa sofrem de falta de recursos, poucas contratações e salários defasados.
Talvez o ponto que mais preocupe o sindicato, entretanto, seja a introdução da figura do "main contractor" para o programa espacial brasileiro. Este é o nome dado à empresa ou à instituição responsável pela execução de um projeto do começo ao fim, definindo os prazos e subcontratando outras companhias. Na visão do sindicato, essa companhia – que Raupp defende que seja a Embraer – assumiria as funções hoje desempenhadas pelo Inpe e pelo IEA.

Notícias relacionadas
Morais afirma que a proposta significa o "desmonte" do programa espacial brasileiro e que para superar as dificuldades de contratação da Lei 8.666, um dos argumentos usados por Raupp, bastava o governo editar uma medida provisória. "O que fortalece é o aporte de recursos humanos e a transformação do programa espacial em um programa de estado", defende. O SindCT não descarta ingressar com um mandado de segurança para impedir o avanço do processo, mas antes tentará um diálogo com a presidenta Dilma sobre o assunto. "O que eu lamento é que ou o ministro Mercadante está apoiando isso ou ele está sendo enrolado", afirma.
Raupp tem pressa para incluir o novo desenho no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) – documento atualizado a cada cinco anos que define as diretrizes para que as decisões sejam incorporadas no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) do governo, que estabele os gastos e objetivos a serem perseguidos ao longo dos próximos quatro anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!