Abranet e Anatel querem que DNS seja atribuição de provedores

A Associação dos Provedores de Internet (Abranet) divulgou nota nesta terça-feira, 7, sugerindo que a atribuição dos endereços de DNS seja realizada pelos provedores aos seus assinantes durante o processo de autenticação, como forma de minimizar problemas de conexão como os ocorridos com a Telefônica. Com a pulverização dos endereços de servidores de DNS em centenas de provedores no estado de São Paulo, a associação acredita que os problemas como os ocorridos com a Telefônica ficariam minimizados.
A Abranet acrescenta que "os provedores, de forma a prestar com segurança e qualidade os seus serviços, já possuem seus próprios servidores de DNS. Inclusive, foi solicitando a cada usuário a alteração para os seus endereços de DNS que os provedores conseguiram, paulatinamente, resolver os problemas ocorridos na rede Speedy".
Agência concorda

Notícias relacionadas
A Anatel, por meio de seu superintendente de serviços privados, Jarbas Valente, concorda com essa posição. Valente disse várias vezes, durante apresentação na Câmara dos Deputados realizada nesta terça, 7, que uma das vulnerabilidades registradas na rede da Telefônica decorre, justamente, do fato de a operadora ter assumido essa responsabilidade, em alguns casos por conta de decisões judiciais.
Para o superintendente da Anatel, um modelo pulverizado em vários provedores evitaria o problema. Perguntado se o mesmo se aplica ao acesso à banda larga móvel, que hoje prescinde completamente de um autenticador externo (a própria operadora de celular faz a conexão e a autenticação), Jarbas Valente diz que essa é uma situação que merece ser observada, dando a entender que a Anatel pode, eventualmente, vir a exigir que também as móveis passem a autenticar as conexões por meio de provedores externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!