Programadores internacionais fazem manifesto contra PL 29/2007

Os programadores internacionais, representados pela ABPTA (Associação Brasileira de Programadores de TV por Assinatura), enviaram nesta segunda, 7, carta aos deputados integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados se opondo à última versão do substitutivo do PL 29/2007 apresentado pelo relator Jorge Bittar (PT/RJ) na sexta, 5, e pedindo a rejeição do projeto na votação.
Os programadores se dizem preocupados com "a forma como as discussões com a iniciativa privada têm sido conduzidas, visando atender aos interesses de grupos econômicos, sem que os programadores internacionais tenham sido sequer ouvidos ou atendidos nos seus pleitos". A ABPTA se coloca especialmente contrária às alterações sugeridas pelos grupos Abril, Band e Record, e pelos produtores independentes de TV e cinema. Também criticam as atribuições dadas pelo substitutivo à Ancine.
A ABPTA alerta para o risco de que, com as limitações colocadas pelo projeto, o assinante passe a recorrer a fontes gratuitas de distribuição de conteúdo, como a Internet. Alegam ainda que o poder dado à Ancine para regular o setor é inconstitucional.

Notícias relacionadas
Os programadores estrangeiros dizem ainda que "a cota de programação, que exige que os pacotes ofertados ao assinante deverão conter pelo menos 30% de canais programados por programadora nacional, somente aumentará o poder e a concentração econômicos de empresas brasileiras com posição dominante no mercado audiovisual à custa de programadores estrangeiros".

Paradoxo

A última versão do PL 29/2007 traz uma inovação, que é limitar a 25% o número de canais incentivados (canais BR) que uma mesma programadora brasileira pode deter. O alvo dessa medida é exatamente a Globosat, que hoje tem o maior número de canais nacionais no mercado e também é a que está mais bem estabelecida do ponto de vista da distribuição. Por outro lado, não foi criado nenhum mecanismo semelhante para limitar o número de canais estrangeiros controlados por uma mesma programadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!