Pacotes com muitos canais Globosat são os mais afetados

Juntamente com nova versão do substitutivo ao PL 29/2007, a equipe técnica que auxilia o deputado Jorge Bittar (PT/RJ) com o projeto apresenta uma simulação do que aconteceria com as inovações trazidas pelo texto. O que foi feito foi simular, com os pacotes atuais das principais operadoras, o que seria necessário para que elas se adaptassem ao longo do tempo às novas obrigações. A tabela que está disponível no site da Câmara dos Deputados, na área da comissão, ainda está passando por ajustes, mas em essência, o que ela revela é que a limitação de que uma mesma programadora controle apenas 25% dos canais incentivados deve de fato forçar as operadoras a buscarem conteúdos em outras programadoras. Um exemplo é o pacote Net Digital Advanced, da Net Serviços, que hoje tem 42 canais. Com este número de canais, o pacote atinge o teto de canais incentivados exigidos pela nova redação do substitutivo, ou seja, 12 (30%). No primeiro ano de aplicação da regra, o pacote deverá conter um terço da cota de canais incentivados, ou canais BR: quatro. Hoje, já existem seis canais BR no pacote, mas todos pertencentes à Globosat. Portanto, a Net Serviços precisaria colocar mais três canais brasileiros, de outras programadoras, para cumprir a cota.
No segundo ano, a cota passa a ser aplicada em dois terços, ou seja, oito canais, de modo que dos seis canais Globosat, apenas dois poderiam ser considerados, restando assim seis a serem ocupados por outros programadores. Por fim, em três anos, com a regra plenamente em vigor, o pacote teria que ter 12 canais BR. Destes, a Globosat pode ser a responsável por apenas quatro (25%), restando então oito canais a serem cumpridos por outras programadoras.
A assessoria técnica de Bittar ainda está ajustando as contas para os pacotes de Telefônica e TVA, por exemplo, que levam os canais Globosat mas também levam de outros programadores, e já constatou que as necessidades de ajustes serão menores. Os números, contudo, ainda não estão concluídos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!