A Allcom Telecom, empresa de soluções e produtos para o mercado de Internet das Coisas (IoT), está anunciando o lançamento da sua operadora de rede móvel virtual (MVNO) no Brasil, a partir de parceria para uso de rede da Algar Telecom.
O serviço deve estar disponível a partir do início do terceiro trimestre, em todo o Brasil. O projeto prevê a oferta de planos customizados para atender as negócios que utilizam IoT, afirma a Allcom.
Hoje, a empresa já reporta uma base superior a três milhões de dispositivos no País nos mercados de IoT e Máquina a Máquina (M2M), oferecendo tanto soluções de gerenciamento de conectividade quanto equipamentos para o segmento (como rastreadores, localizadores e PoS).
Assim, ao se tornar uma operadora virtual, a empresa afirma que já "nasce sendo a maior empresa focada no segmento de Internet das Coisas, contando com profissionais com mais de 20 anos de experiência no setor", afirmam. O pré-lançamento da MVNO ocorreu durante a Feira Internacional de Segurança (Exposec).
Evolução natural
De acordo com o CEO da Allcom Telecom, Marcio Fabozi, o movimento é considerado uma evolução da atuação em setores de missão crítica desde o início das operações, ao final de 2016, como rastreamento veicular, segurança e meios de pagamentos.
"É natural que, com a expertise que desenvolvemos, evoluir para uma operação virtual de telecom agregando mais serviço e infraestrutura, para possibilitar o lançamento de novos produtos com foco em segmentos de IoT, como indústria, agricultura e cidades inteligentes", diz o executivo.
Para o futuro, a estratégia passa pela adoção de tecnologias eSIM (de chip virtuais) e novas plataformas que possam agregar valor ao mercado. Entre elas, há em curso uma proposta de atuar com redes privativas que deve ser apresentada em breve. Com esses passos, a Allcom projeta uma receita superior a R$ 200 milhões em 2024.
"Estamos em franco movimento de ampliação dos nossos negócios de IoT. E participar deste projeto de conectividade com a Allcom Telecom é um catalisador para novas oportunidades por meio da capilaridade e expertise de um forte parceiro nesse mercado", afirma Guilherme Rela, diretor da unidade de negócios TIC IoT da Algar.