Esse é o terceiro episódio patrocinado pela TBNet, em que conversamos sobre telecomunicações, 5G, mercado financeiro, varejo e, é claro, a nova realidade criada pela pandemia. Nesta série a gente vai se aprofundar nos temas e conhecer um pouco mais sobre as soluções da TBNet que endereçam estas novas e desafiadoras realidades. Os episódios anteriores você encontra aqui e aqui.
Nesse episódio a conversa é sobre telecomunicações e aplicações no varejo e sobre a transformação digital profunda pela qual esse importante segmento da economia está passando. Para falar sobre este processo de transformação e sobre como é possível garantir a conectividade tão essencial à transformação digital convidamos para uma entrevista Alexandre Coelho, Gerente Executivo da TBNet.
Os números são expressivos, qualquer que seja a fonte. Segundo dados da Mastercard, as vendas por e-commerce cresceram 75% na pandemia. O site Estante Virtual cresceu suas vendas em 50%. De acordo com dados da NZN Intelligence, 74% dos brasileiros preferem comprar online. Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento das vendas no varejo em plataformas digitais foi de 68% em 2020.
Todos os dados apontam em uma única direção: o varejo está se transformando, e a conectividade de consumidores e varejistas é parte central desse processo. Sem que os clientes estejam conectados e sem que as empresas estejam conectadas, nada disso acontece.
Mas o grande desafio é que o varejo talvez seja o segmento econômico mais disperso geograficamente. Em qualquer local onde existam pessoas, existem redes varejistas, seja para vestuário, alimentação ou outros bens de consumo.