A Telecom Italia confirmou nesta semana a venda da sua participação na unidade de broadcast, a Persidera, por 240 milhões de euros. A controladora da TIM Brasil entrou em um acordo vinculativo com as empresas F2i e EI Towers, envolvendo na transação os 70% do capital na subsidiária (os 30% restantes são da GEDI Gruppo Editoriale, que também acordou a venda de sua participação). A transação ainda está sujeita a autorização das autoridades competentes.
Como parte do acordo, a Persidera deverá ser repartida em duas entidades separadas antes do final da transação, que é esperada para o último trimestre de 2019. Uma delas manterá o nome da empresa e ficará com as cinco frequências digitais terrestres, as receitas associadas a contratos e equipe. A outra entidade deverá absorver a infraestrutura de rede e o quadro profissional associado. Assim, a F2i vai ficar com a totalidade do capital da Persidera remanescente, enquanto a EI Towers ficará com 100% da nova infraestrutura de rede da companhia.
O impacto esperado na redução da posição financeira líquida em 2019 é de aproximadamente 160 milhões de euros, o que inclui a consideração de 70% do valor suspenso até o fechamento, a distribuição de dividendos e o efeito da desconsolidação na dívida da Persidera. A Telecom Italia afirma que o desinvestimento está em linha com o Plano Industrial apresentado em fevereiro deste ano e é parte de um processo maior de redução do portfólio da companhia para que ela possa focar no core do negócio.