Provedores regionais estão preparados para a IoT

Com uma promessa de geração de riqueza de R$ 250 bilhões até 2025 segundo previsão da pesquisa do BNDES e da Mckinsey, o Plano Nacional de Internet das Coisas poderá contar com impulso dos provedores regionais, sobretudo quando se fala em um dos pilares previstos pela política do governo, o da agroindústria. No entendimento do secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, metade das aplicações novas de IoT terão pequenas e microempresas como responsáveis. "Na minha opinião, hoje os provedores estão bem mais organizados e preparados para atender à demanda de mercado, diferente de momentos lá atrás", declara.

Martinhão garante que há no plano uma preocupação em realizar incentivos para a entada das empresas em investimentos de IoT. Tanto o BNDES quanto a Finep farão chamadas "em breve" para projetos relacionados à tecnologia, o que ele estima que vá acontecer durante este mês ou ainda em julho. "É interessante que provedores acompanhem as notícias, porque surgirão as chamadas para projetos", sugere.

O secretário do MCTIC acredita que, como as empresas já utilizaram rádio e hoje utilizam fibra, Wi-Fi e até espectro licenciado, há oportunidades para os ISPs. "Se considerar o cenário de possibilidades, hoje estão bem preparados", disse Martinhão durante painel no último dia do Encontro Abrint 2018 nesta quinta-feira, 7.

Notícias relacionadas

Ele cita como tecnologias que poderiam ser utilizadas por pequenos provedores as de espectro não licenciado, como Sigfox, LoRa e ZigBee, mas principalmente Wi-Fi. Além dessas, há o LTE, embora ele reconheça que a questão da faixa de 450 MHz ainda precise de definição na Anatel (a discussão está no Conselho Diretor e foi adiada nesta quinta-feira). "Firmamos acordo de cooperação com uma das tecnologias que está se espalhando pelo Brasil, a NB-IoT, e estamos apoiando ela porque foi a que se aproximou de nós, mas todas que se aproximarem a gente vai ajudar", afirmou.

Para o sócio da Neger Telecom e diretor da Abranet, Eduardo Neger, há ainda muita oportunidade especialmente no segmento de cobertura rural. "A gente sabe que a sede de muitos municípios têm área pequena, e as outras áreas têm muita demanda", explica. Ele acredita que mesmo em fazendas onde já há conectividade, inclusive de satélite, haverá a oportunidade de oferecer a conexão para os sensores e dispositivos de IoT. E uma das soluções seria com a faixa de 450 MHz, se disponibilizada. "Se fosse destinada aos provedores regionais há dez anos, teríamos um andar a mais aqui [no evento da Abrint] só para aplicações para IoT", pondera. "É um ponto importante que temos que acompanhar."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!