O Kindle, e-reader da Amazon, ganhou mais um rival. Trata-se do "Movistar ebook BQ", primeiro e-reader criado pela espanhola Telefónica, demonstrando que as operadoras de telefonia também podem entrar nesse mercado. O aparelho tem tela de seis polegadas, sem cores, e não emite luz, tal como a maioria dos e-readers. O produto é fabricado para a Telefónica pela empresa espanhola Mundo Reader e usa uma tecnologia de tela chamada "SiPix Glass UltraResistitive". As vendas começarão no dia 14 de junho na Espanha, ao preço de 169 euros.
Obviamente o objetivo da Telefónica não é lucrar com a venda do e-reader em si, mas com e-books. Para isso, a companhia está em negociação com editoras espanholas para enriquecer o catálogo da sua loja própria, que começará com cerca de 1 mil livros, a maioria de autores clássicos espanhóis, segundo informações da agência EFE.
Uma novidade em relação a outros leitores eletrônicos é que o Movistar ebook BQ terá um player de música, permitindo escutar canções durante a leitura. Haverá também um dicionário em espanhol integrado. Por enquanto não há previsão de lançamento do produto no Brasil.
Serviços móveis