Ipea sugere maior atuação do Estado no setor

Estudo do Ipea, divulgado nesta segunda, 7, faz um amplo diagnóstico do setor de telecomunicações e mostra que a infraestrutura de telecom disponível hoje não permite o desenvolvimento das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Chama atenção que, em diversos momentos, o Ipea aponta falhas do Estado no seu papel de fomentador do crescimento dos serviços e da competição entre as companhias que detém a infraestrutura.
O estudo diz que é imprescindível a existência de políticas públicas voltadas ao setor de telecomunicações e à utilização de seus bens e serviços nos demais setores da economia. Sem ações externas dificilmente, as TICs em geral e os consteúdos de informações audiovisual permitirão que o país alcance e usufrue so benefícios à economia que seu caráter transversal permite, acredita o Ipea. Entretanto, o instituto ressalta que, dada a grande heterogeneidade do setor, a simples tradução de práticas oriundas de outros países não necessariamente trará efeitos similares no Brasil.
Na avaliação do instituto, o Estado precisa intensificar programas de governo eletrônico e de inclusão digital, considerar PPP como alternativa para a prestação de serviços de telecomunicações e definir sua própria função no novo contexto da convergência. Além disso, o Ipea acredita que o marco regulatório deve ser modernizado e simplificado e novas formas de competição devam ser debatidas pela sociedade.

Notícias relacionadas
As recomendações do IPEA foram feitas com base em diversas constatações. Ambiente de competição pouco dinâmico e restrições regulatórias; heterogeneidade regulatória entre os serviços; problemas ligados ao Fust; descompasso entre crescimento das redes de telecomunicações e os recursos da Anatel; percepção dos usuários de que os serviços são de baixa qualidade e, por fim, baixos indicadores de escolaridade e proficiência no uso de TICs em boa parte da população brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!