A operadora de redes neutras FiBrasil está atualizando a infraestrutura da companhia com a tecnologia XGS-PON da fornecedora Nokia. A nova solução de fibra óptica permite velocidades de até 10 Gbps e amplia a capacidade de atendimento da operadora a diferentes tipos de serviços.
A modernização utiliza a infraestrutura de GPON já existente, o que, segundo as empresas, garante ganhos de eficiência e escalabilidade. A expectativa é de que a rede aprimorada atenda não apenas residências e empresas, mas também o transporte de tráfego móvel.
Um dos diferenciais da solução da Nokia está no uso de SFP ONTs, modens ópticos compactos voltados para backhaul móvel. Segundo a Nokia, o equipamento dispensa alimentação elétrica dedicada nos pontos de acesso, o que pode agilizar a instalação e reduzir custos operacionais.
"Com a crescente convergência entre redes móveis e de fibra, soluções como o XGS-PON tornam-se indispensáveis para operadoras neutras que precisam escalar sua capacidade rapidamente. Nossa tecnologia garante a flexibilidade e o desempenho necessários para apoiar o crescimento sustentável dos serviços da FiBrasil", disse diretor de infraestrutura de redes para a América Latina da Nokia, Javier Falcón.
Já o co-CEO da FiBrasil, Átila Branco, disse que a parceria com a Nokia visa reforçar a infraestrutura da empresa para atender clientes B2B e B2C com serviços de alta velocidade e valor agregado.