Publicidade
Início Newsletter Para Algar, proposta de rede neutra da InfraCo da Oi também é...

Para Algar, proposta de rede neutra da InfraCo da Oi também é atrativa

Nos últimos anos, a Algar Telecom tem expandido a própria rede de fibra, sobretudo para o atendimento ao mercado corporativo. Por conta dessa demanda, a facilidade de poder contar com uma rede contratada no atacado é uma possibilidade para o presidente da companhia mineira, Jean Carlos Borges. 

Em conversa com o TELETIME, o executivo avaliou positivamente o movimento de redes neutras, considerando que haja condições de igualdade e qualidade para todos os clientes, e não apenas para as operadoras originárias. 

“No limite, não deverá existir tantas empresas com rede neutra. Até o presente momento, eu vi outros anúncios e estudos, mas me parece que a da Oi é realmente o ponto.” A operadora recentemente aceitou a proposta vinculante do BTG Pactual para ter o direito de cobrir outras ofertas no processo de concorrência por parte da InfraCo.

Notícias relacionadas

Ele lembra que houve outros players sem experiência em telecomunicações tentando essa abordagem de atacado, e que não teriam se sucedido. “Estudamos no passado contratar redes de concessionárias de energia, que são neutras até pelo tipo de negócio, mas a operação é complicada porque o mindset é do suporte do elétrico.”

Borges entende que nem todas as redes anunciadas são, de fato, neutras – como é o caso da TIM com sua FiberCo, que a própria companhia afirma se tratar de um negócio de rede aberta

Condições iguais

No caso da Oi com a InfraCo especificamente, ele entende que haverá essa neutralidade. “As empresas que venham a utilizar devem entender que, independente do tamanho, possam ter preço justo e condições de qualidade compatíveis”, declara. “É importante que seja neutra inclusive na questão da governança, com conselhos e management, e que realmente sejam condições equânimes, mesmo que haja condições contratuais na parte de serviços da Oi.” 

Em geral, há a oportunidade de a companhia expandir em lugares onde não era considerado atrativo pelo modelo atual, levando a própria rede, construindo a infraestrutura no local. “Se tiver essa alternativa, é importante comparar os gastos e custos. Ela sendo neutra, facilita as questões como ‘será que a empresa não vai concorrer pelo mesmo cliente?’ ou ‘será que a qualidade é boa?’. Essas coisas têm que esperar para ver.”

Se a Oi já afirma estar operando como rede neutra, incluindo com contratos estabelecidos, ainda falta uma dimensão maior de como será essa prestação de serviços, na visão da Algar. A companhia precisa estudar se a qualidade necessária será entregue nas diferentes regiões, de modo que a proposta de serviços e suporte da própria operadora possa ser entregue como se fosse uma rede própria. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile