Publicidade
Início Newsletter Depreciação do real afeta resultados do grupo Telefónica no primeiro trimestre

Depreciação do real afeta resultados do grupo Telefónica no primeiro trimestre

Mesmo com queda na receita e no resultado líquido no balanço do primeiro trimestre divulgado nesta quinta-feira, 7, a Telefónica (controladora da brasileira Vivo) classificou como “limitado” o impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em suas operações. Ainda assim, a companhia retirou o guidance para o restante do ano por conta de incertezas no cenário. Os números da empresa também foram afetados pela depreciação de moedas como o real, que derrubaram as cifras reportadas pela operação do Brasil.

A receita total do grupo entre janeiro e março totalizou 11,366 bilhões de euros, em queda de 5,1%. No caso do mercado brasileiro (o segundo maior para a empresa, atrás apenas da Espanha), o recuo nas receitas foi de 13,6%, para 2,215 bilhões de euros. Organicamente, a queda do faturamento da Vivo foi bem menor, ou 1,4%.

“A evolução da taxa de câmbio afetou negativamente os resultados reportados, principalmente devido à depreciação do real brasileiro em relação ao euro e, em menor grau, devido à depreciação do peso chileno em relação ao euro”, notou a Telefónica. “Nesse contexto, as moedas estrangeiras reduziram a variação anual da receita em 3,2 pontos percentuais e o OIBDA, em 3,5 pontos percentuais no primeiro trimestre”.

Notícias relacionadas

Na unidade Hispam, que reúne as operações do grupo no restante da América Latina (e que está à venda), também houve queda relevante na receita reportada: de 8,4%, para 2,204 bilhões de euros. Já na Espanha, o faturamento recuou 1,6%, para 3,078 bilhões de euros.

Por outro lado, houve crescimento nas receitas na Alemanha (de 3,8%, para 1,846 bilhão de euros) e no Reino Unido (alta de 2,9%, para 1,739 bilhões), onde a companhia acaba de oficializar uma fusão de sua operação O2 com a Virgin Media.

Com as cifras, o OIBDA do grupo recuou 11,8%, para 3,760 bilhões de euros, com a margem do indicador recuando 2,5 pontos percentuais, para 33,1%. Já o resultado líquido despencou 56,2%, para 406 milhões de euros.

Impacto limitado

Em mensagem, o chairman e CEO da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, afirmou que a empresa “não está imune à crise do covid-19, mas é resiliente“. Descrevendo como limitado o impacto do cenário nos números do primeiro trimestre, o executivo observou que os quatro principais mercados (Espanha, Brasil, Alemanha e Reino Unido) tiveram um bom desempenho diante do ambiente desafiador.

“Receitas mais baixas de clientes de roaming, pré-pagos e empresariais foram parcialmente compensadas por menores custos comerciais e menor churn. É muito cedo para avaliar a extensão dos efeitos da pandemia, mas temos várias alavancas para mitigar o potencial dos impactos negativos“, afirmou. A empresa também informou que o plano de pagamento de dividendo anual de 0,40 euros por ação está mantido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile