CCS votará relatório sobre fake news na próxima reunião

O relator dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional sobre o tema das fake news no Conselho de Comunicação da Casa, Miguel Bastos, apresentou na reunião desta segunda-feira, 7, seu relatório. O documento teve pedido de vista coletiva concedido e deverá ser pautado para votação na próxima reunião, prevista para acontecer em junho.

Em linhas gerais, o relatório tem seis pontos que devem ser considerados pelos parlamentares no debate sobre o tema. O primeiro sugere uma definição clara do que seja notícias falsas. O segundo prevê padrões proporcionais das penas. E o terceiro limita a responsabilização ao autor do conteúdo inverídico.

O quarto ponto do relatório defende que a retirada do conteúdo deve ser feita apenas por ordem judicial. No quinto, recomenda que seja apontado um organismo responsável para declarar fake news. O sexto ponto pede que seja evitado qualquer tipo de censura. O relator também ressalta que as plataformas e veículos onde são divulgadas as notícias falsas não podem ser criminalizadas.

Notícias relacionadas

O relatório é baseado na análise de 14 Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, sendo 13 na Câmara dos Deputados e um no Senado. O relator destacou que, em princípio, a ideia era conversar com todos os autores dos projetos. "No entanto, os projetos se avolumaram com o decorrer do tempo, o que tornou inviável a conversa individual. Portanto, partimos para analisar os pontos positivos e negativos das propostas, definindo alguns parâmetros que o Conselho de Comunicação entende como pertinentes para os projetos", argumentou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!