A secretária de comércio dos EUA, Penny Pritzker (uma espécie de ministra do desenvolvimento) esteve nesta quinta, 6, no encerramento da INTX 2015, evento dos operadores de TV a cabo que se aconteceu esta semana em Chicago. O sentido da presença da secretária faz parte da estratégia dos operadores de banda larga de tentar mostrar para o governo que as regras de Internet colocadas pela FCC trarão um impacto negativo para a atividade econômica, pelo desincentivo a investimentos. Pritzker ressaltou que o governo não pode se focar apenas no desenvolvimento econômico de áreas rentáveis mas que precisa se preocupar com as regiões menos assistidas.
Também disse que é objetivo do governo incentivar investimentos e espera que as operadoras entreguem até agosto um plano com medidas e sugestões para fomentar a implantação de redes. "Temos todo o interesse em diminuir as barreiras à expansão da infraestrutura de banda larga", disse ela, que tem sob sua estrutura um comitê de banda larga preocupado justamente com esse tipo de medida.
A secretária ressaltou, contudo, que em 2009 já mais de um terço do crescimento norte-americano vinha de áreas inovadoras que não existiam há uma década, e que a maior parte da criação de futuros empregos também virá dessas áreas, daí a preocupação do governo em garantir um ambiente competitivo que fomente a inovação. Ela também conclamou a indústria a se unir com o governo nas respostas que precisam ser dadas a questões como cyber-segurança, sob o risco de que iniciativas regulatórias de outros países possam representar um risco aos interesses comerciais dos EUA.