M-commerce é modalidade preferida de pagamento móvel

Um estudo encomendado pela administradora de cartões MasterCard revela que a maioria dos clientes da bandeira que utilizam celulares, smartphones ou tablets para realização de compras prefere o m-commerce, transação de pagamentos via dispositivos móveis pela internet. O levantamento constatou que, das três modalidades de pagamento com cartões de crédito, o m-commerce é utilizado por 71% dos consumidores nos 34 países pesquisados. As duas outras modalidades são o pagamento por meio de redes peer-to-peer (P2P) ou transações por meio de terminais ponto-de-venda (PoS).

Notícias relacionadas
O relatório aponta que, no caso dos países em desenvolvimento, os consumidores normalmente utilizam esse modelo de pagamento móvel – mobile payment ou m-payment, no jargão mercadológico – pela simples disponibilidade de acesso aos meios de pagamento eletrônicos, ou pela conveniência do pagamento por meio de dispositivos móveis, como é o caso do mundo desenvolvido.

Entre os países mais preparados para a adoção do pagamento móvel (leia-se, com melhor infraestrutura de rede móvel) estão Canadá, Estados Unidos, Cingapura e Coreia do Sul. A liderança, de acordo com o índice Mobile Commerce Clusters, é do Canadá, país no qual a penetração da internet chega a 82% da população. O documento aponta como principal fator que levou o país a conquistar essa posição a cooperação entre os bancos, operadoras de redes móveis e o governo federal.

Outros países com altas pontuações são a Colômbia, Japão e os Emirados Árabes. Nos casos de Cingapura e dos Emirados Árabes, o relatório cita os elevados investimentos para o desenvolvimento de pagamentos móveis, tanto do setor público quanto das instituições bancárias e teles. Bem desenvolvido no setor de serviços financeiros, o m-payment coloca o Japão como o líder na componente financeira do índice Mobile Commerce Clusters. Segundo o estudo, 91% dos serviços financeiros japoneses obtêm classificações excepcionais no atendimento aos consumidores. O Japão também é o país com o maior índice de uso de cartões, com a maior proporção de cartões de pagamento em circulação em relação à sua população – 15 cartões de pagamento para cada pessoa.

O estudo mostra, ainda, que os Estados Unidos, e outros países que pontuaram bem como a França, têm tipicamente um gasto per capita acima da média – US$ 33 mil contra US$ 11 mil nos demais países desenvolvidos –, bem como as taxas de urbanização e de uso da internet. Outra semelhança entre os países com escores elevados é o grau significativo de “absorção de tecnologia” pelas empresas. A disposição das empresas para incorporar novas tecnologias indica a sua receptividade à inovação, tais como a tecnologia necessária para equipar os terminais pontos-de-venda para pagamentos móveis, diz o relatório.

Evento

O tema pagamentos móveis será abordado na 11ª edição do Seminário Tela Viva Móvel, que acontece dias 16 e 17 deste mês no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é organizado pela Converge Comunicações, que edita este noticiário. No debate sobre m-Wallet, Gabriel Ferreira, diretor de serviços financeiros da Oi, e Diogo Ferreira, especialista em pagamentos móveis do Ministério das Comunicações, falam sobre a realidade brasileira para desenvolvimento de aplicações de pagamento móvel, tanto do ponto de vista das empresas quantodo ponto de vista regulamentar. No debate, eles discutem com Helisson Lemos, vice-presidente e country manager para o Brasil do MercadoLivre; Hugo Halfeld, VAS sales director  da SpringWireless; Luiz Roncato, vice-presidente de plataformas inovadoras da Mastercard; e Ronaldo Bueno, diretor de marketing da Netshoes.

Informações sobre o Tela Viva Móvel estão disponíveis no site do evento ou no telefone 08007715028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!