A estratégia da espanhola Zed para seu primeiro ano de atuação no mercado brasileiro já está traçada. O primeiro passo será a oferta do Club Zed, um portal off deck que vende conteúdo móvel através do modelo de assinatura semanal. Serão oferecidos ringtones, wallpapers, games e vídeos. A razão de começar por esse serviço é conquistar rapidamente a conexão com todas as operadoras locais, o que será feito através da contratação de um integrador, cujo nome deve ser definido ainda este mês. O lançamento do Club Zed deve acontecer dentro de poucos meses. "Queremos ser líderes entre os portais D2C (direct to consumer)", afirma o country manager da Zed no Brasil, Eduardo Sartori. Seus principais concorrentes são Dada, Playphone e Zero9.
O passo seguinte será a oferta dos chamados "mega promos". Trata-se de promoções que envolvem a venda de um conteúdo móvel atrelado ao sorteio de prêmios. Esse modelo vem sendo adotado por diversas operadoras brasileiras desde o segundo semestre do ano passado. A Zed garante todo o investimento em mídia e promete arcar com o custo dos prêmios.
Zed TV
Escritório
Ao longo do ano Sartori deve contratar alguns profissionais para compor o time da Zed no Brasil. Sua estimativa é ter entre seis e dez funcionários no escritório local até dezembro. "Preciso de um gestor de conteúdo, uma pessoa para definir mídia e um responsável pela interface técnica com os escritórios da Zed na Espanha e na Venezuela", explica o executivo.
A Zed é uma das maiores empresas de serviços de valor adicionado (SVA) do mundo. Em 2008, a empresa registrou um faturamento próximo a US$ 800 milhões.
Tela Viva Móvel
Sartori participará como debatedor no painel "White label Vs assinatura: quem vence?", que será realizado no dia 20 de maio, durante o 9º Tela Viva Móvel, evento organizado pela Converge Comunicações no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para mais informações, acesse: www.telavivamovel.com.br