A operadora de satélites canadense Telesat anunciou nesta segunda-feira, 7, que assinou um contrato "substancial" de vários anos para que a Viasat possa utilizar com a Telesat Lightspeed, sua constelação de satélites em baixa órbita terrestre (LEO).
Operadora global de satélites e serviços de conectividade com sede na Califórnia (EUA), a Viasat pretende integrar a Lightspeed ao seu portfólio de serviços para atender os mercados de aviação, marítimo, corporativo e de defesa como parte da sua estratégia multi-órbita.
Atualmente, a Viasat é uma das empresas posicionadas no fornecimento de conectividade banda larga para a aviação comercial. Com a iniciativa, os aviões que já possuem a antena GM-40 da Viasat instalada poderão acessar a rede Telesat Lightspeed quando os serviços globais forem iniciados. A previsão é que isso aconteça somente no final de 2027.
Além disso, a empresa norte-americana e suas parceiras aéreas também poderão instalar antenas eletronicamente direcionáveis de próxima geração (ESAs, na sigla em inglês) para acessar a avançada constelação da Telesat. A ideia é que os passageiros possam contar com conectividade de alta qualidade do momento do embarque ao desembarque.
Por fim, a Telesat ressalta que a Telesat Lightspeed terá capacidade de oferecer comunicações seguras e resilientes para usuários do setor de defesa. Construído conforme os padrões de Carrier Ethernet do setor de telecomunicações para facilitar a integração e interoperabilidade, a constelação foi projetada com padrões de segurança cibernética do governo e com implementação da arquitetura de Acesso à Rede de Confiança Zero (Zero-Trust Network Access).
"Desde o início, projetamos o Telesat Lightspeed com capacidades avançadas para atender aos exigentes e seguros requisitos de missão crítica de usuários corporativos e governamentais, oferecendo uma flexibilidade sem precedentes em como nossos clientes definem, entregam, gerenciam e monitoram a qualidade da experiência de seus usuários finais", afirmou o presidente e CEO da Telesat, Dan Goldberg.
Vale lembrar que no mercado brasileiro, a Viasat tem uma parceria com a Telebras. A estatal nacional também negocia a possibilidade de contar com serviços da Telesat no futuro.