O mercado de banda larga fixa fechou o mês de fevereiro com 51,6 milhões de acessos, baixa de 1,2% na comparação com janeiro (52,2 milhões), de acordo com dados compilados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em números absolutos, são cerca de 637,3 mil contratos a menos. Vale lembrar que os dados ainda podem ser revisados, tendo em vista que parte dos pequenos provedores costuma atrasar o envio dos números de assinantes ao órgão regulador.
Ainda assim, o painel de acessos da Anatel aponta leve desaceleração nas adições das operadoras líderes de mercado em fevereiro. A Claro, por exemplo, ampliou a base em 40 mil assinantes (+0,4%), chegando a 10,3 milhões de clientes – em janeiro, a operadora tinha ativado 41 mil pontos de banda larga fixa.
Já a Vivo expandiu a base com 59 mil acessos (ante 64 mil em janeiro), totalizando 7,4 milhões. A carteira teve alta de 0,8%.
No campo negativo, a Oi – cuja unidade de fibra está em processo de transferência para a Nio, empresa do Grupo V.tal – fechou fevereiro com 4,2 milhões de assinantes na banda larga, baixa de 50 mil acessos (-1,1%) em relação a janeiro.
Adições modestas
O mês de fevereiro foi marcado por ampliações modestas de base por parte dos maiores provedores de banda larga.
A Brisanet foi a empresa que teve o resultado mais contundente (+11 mil), totalizando 1,47 milhão de assinantes, seguida pela Starlink (+10,5 mil), operadora de satélite que conta com uma carteira de 345,2 mil clientes no Brasil.
Desktop e Brasil TecPar reportaram adição de 8 mil clientes, cada uma, com as bases somando, respectivamente, 1,15 milhão e 899,5 mil assinantes.
Já Unifique (801,9 mil assinantes) e Vero (1,38 milhão) ganharam 5 mil e 3 mil clientes, nesta ordem, em fevereiro. As carteiras da TIM (796 mil) e da Alares (793,6 mil) foram ampliadas com a adição de 1,5 mil acessos.
Perda de base
Em fevereiro, alguns dos maiores provedores de pequeno porte (PPPs) reportaram encolhimento de base. O caso mais significativo foi da Ligga, cujos dados na Anatel apontam queda 21,7 mil contratos, fechando o mês com uma carteira de 281,2 mil acessos.
Já as bases da Giga Mais (1,67 milhão de clientes), Algar (828,1 mil) e Mhnet (322,1 mil) diminuíram em 8 mil, 1 mil e 1,3 mil, respectivamente.