Câmara terá comissão especial para analisar PL de Inteligência Artificial

Presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criou na última sexta-feira, 7, uma Comissão Especial para analisar o projeto de lei 2.338/2023, que cria um marco legal do uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil.

A comissão será composta por 33 membros, que ainda aguardam para serem indicados pelos seus líderes. Ela terá a duração de 40 sessões para proferir parecer ao projeto, a partir da data de sua criação.

O texto do projeto de lei 2.338/2023 é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e foi elaborado a partir do trabalho de uma comissão de juristas. Junto com ele, seguem apensados outras nove propostas, inclusive a aprovada pela Câmara dos Deputados, o PL 21/2020.

Notícias relacionadas

No Senado, o texto foi aprovado pelo plenário em dezembro de 2024. A matéria teve como relator o senador Eduardo Gomes (PL-TO) e também foi analisado por uma Comissão Temporária.

A proposta aprovada pelos senadores prevê um Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA) que regule padrões e formatos abertos e livres, com exceção daqueles considerados de alto risco; e também o fomento nacional, o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!