Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da Internet no Brasil

Morreu na tarde desta quarta-feira, 6, Tadao Takahashi, considerado um dos "pais" da Internet no Brasil. Tadao foi fundador da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o seu primeiro presidente entre 1989 e 1996. Ele foi o segundo brasileiro a ser incluído no Hall of Fame da Internet Society (Isoc) global.

Enquanto estava na RNP, Takahashi tornou-se um dos primeiros proponentes de uma abordagem inclusiva e de baixo para cima (bottom-up) para desenvolvimento de rede, criando um dos primeiros modelos de governança multissetorial da Internet. Esse modelo é anterior ao que eventualmente foi empregado pela The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Também criou e presidiu o Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e expandir o uso estratégico da Internet no Brasil nas principais áreas de aplicação, incluindo governo, educação e saúde. Ele ajudou a moldar as políticas públicas sobre iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, e sempre pensou em como usar as TIC para ajudar o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Notícias relacionadas

Takahashi era engenheiro da computação e linguista, e membro fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre 1988 e 1996. Além de criar a RNP, foi também coordenador-geral do Programa Sociedade da Informação da Presidência da República. Também foi uma das principais vozes no debate sobre a implantação da TV Digital no Brasil.

Nas redes sociais, pesquisadores, ativistas e a RNP externaram notas de pesar pela morte do pesquisador.


Confira abaixo um vídeo de Takahashi falando ao Internet Hall of Fame falando sobre as contribuições que deu à Web:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!