Anatel colocará em consulta destinação da faixa de 4,9 GHz para 5G

O Conselho Diretor da Anatel deliberou na reunião desta quinta-feira, 7 , pela realização de consulta pública com a proposta da destinação da faixa de 4,9 GHz para o 5G. O prazo é de 45 dias.

Relatada pelo conselheiro Moisés Moreira, que por sua vez acatou a área técnica, a matéria modifica uma proposta anterior, que já havia sido colocada em consulta em 2021. Na proposição atual, a agência dedicaria 160 MHz na faixa de 4.800-4.960 MHz para os serviços de celular (SMP), telefonia fixa (STFC), banda larga (SCM) e redes privadas (SLP). Apesar de não se falar em tecnologia, há a previsão de que a frequência seja empregada pelo 5G.

No cenário atual, há uma destinação de 300 MHz para o serviço fixo por satélite (FSS) e radioenlaces ponto a ponto, o que seria mantido na modificação. Porém, uma faixa de 110 MHz (4.800-4.910 MHz) atualmente destinados apenas a radioenlaces ponto a ponto seria totalmente suprimida. A justificativa é que a porção anterior de 300 MHz já abraça os radioenlaces, além de haver outras bandas disponíveis para essa demanda.

Notícias relacionadas
Apresentação do conselheiro Moisés Moreira. Foto: Reprodução

De acordo com Moisés Moreira, há um interesse público e demanda pela destinação de mais espectro para os serviços, sobretudo o 5G. A convivência dessa tecnologia com o FSS ainda seria objeto de estudo. "Na convivência entre IMT e FSS na fronteira de 4.800 MHz, entendo que se aplica o mesmo raciocínio do leilão do 5G, cabendo à área técnica definir os requisitos técnicos", declarou, referindo-se à destinação da faixa de 3,5 GHz. Na visão do conselheiro, a proposta não implica impacto imediato ao serviço fixo por satélite, uma vez que o estudo precede o edital do eventual leilão da frequência. 

Por sua vez, a faixa de 80 MHz (4.910-4.990 MHz) destinada à segurança pública (PPDR) seria reduzida para 30 MHz. Moreira argumenta que a área técnica considerou que a porção resultante "seria suficiente", e o próprio Ministério da Defesa já se manifestou formalmente em favor da proposta.

A proposta foi acatada integralmente pelo conselheiro Emmanoel Campelo e pelo presidente substituto, Wilson Wellisch. Vicente Aquino já não estava presente, uma vez que precisou sair no meio da reunião por questão de saúde; e Carlos Baigorri estava no Senado para a votação no Plenário que aprovou a indicação de seu nome para a presidência da Anatel, além da indicação de Artur Coimbra para a consequente vaga no Conselho. 

A consulta pública da faixa de 4,9 GHz será a primeira a utilizar a plataforma Participa, lançada pela Anatel também nesta quinta-feira, 7, e que substitui o atual SACP (Sistema de Acompanhamento de Consultas Públicas) da agência. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!