Um novo modelo de negócio na oferta de TV por assinatura nos hoteis estreia em julho deste ano através da Movietv. Ao contrário dos serviços prestados hoje pelas operadoras tradicionais, a cobrança não será por quarto com o serviço instalado, mas por quarto ocupado. A expectativa é que o modelo de consumo de canais por quarto ocupado traga até 75% de economia para a rede hoteleira. O serviço entrará em fase experimental para cerca de 500 hotéis das principais cidades brasileiras, inclusive nas maiores capitais do país.
Em entrevista a este noticiário, Cláudio Carvalho, diretor comercial da Movietv, explica que o modelo de cobrança é possível graças a uma flexibilização das operadoras, que aceitaram cobrar por diárias e não através de mensalidade.
Por enquanto, a prestadora do serviço oferece quatro pacotes distintos, com 90 a 153 canais, sendo 50 a 103 de vídeo, custando entre R$ 1 e R$ 5 por dia. O pacote premium conta com seis canais Telecine e oito canais HBO. De acordo com Carvalho, novos canais serão adicionados em breve.
Os preços praticados para os hotéis, podem ou não ser repassados ao hóspedes, inclusive com margem para os estabelecimentos, que podem praticar os preços que desejarem. Os hóspedes poderão adquirir os canais a La Carte, como por exemplo a R$1 por diária e pagarem no check out ou até mesmo por PIX e os canais estarão disponíveis em instantes. O novo conceito foi desenvolvido pela Lab3 em parceria com a Setplex.
Tecnologia
Os sinais chegam via satélite IP – o SES-10 – e um equipamento converte o sinal em streams distribuídos na rede interna do hotel por wifi ou rede ethernet. A recepção nos quartos pode ser via caixa fornecida pela Visiontec ou mesmo por aplicativos em smart TVs – os modelos mais atuais da Philco, Philips e TCL.
Desta forma, a chegada dos conteúdos não consome a banda de Internet dos links dos hotéis, já que chega via satélite, mas a distribuição interna é totalmente IP.
Os equipamentos são adquiridos pelos hotéis, mas a MovieTV oferece um desconto de 50% no valor do serviço até que amortize o valor investido. "Não dá para bancar os equipamentos se não tenho garantia da receita que teria na assinatura mensal", justifica Carvalho.
Outro recurso sofisticado foi a integração com um banco digital que proverá os meios de pagamentos interligados com o ERP do hotel.
Como a distribuição é pela rede interna, desde o check-in do hóspede, com um smartphone ou tablet, já será possível realizar o login apenas com o acesso de qualquer rede social e assistir aos canais preferidos na piscina ou qualquer ambiente do hotel, sem que o hóspede gaste seu pacote de dados na Internet.
Testes
O primeiro teste antes de junho de 2021 será realizado na Pousada Jardim da Mantiqueira, de Monte Verde, sul de Minas Gerais. A expectativa é proporcionar uma economia de 81% com a aquisição da Movietv.