Claro e Ericsson implementam 5G em campus da Facens em Sorocaba

O campus do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP), será equipado com cobertura 5G implementada pela Claro a partir de equipamentos da Ericsson. O projeto deve suportar a testagem e prototipagem de produtos e serviços por empresas, startups e academia.

Uma licença científica de espectro concedida pela Anatel viabilizou a iniciativa, batizada de 5G Smart Campus Facens. "Embora o 5G vá iniciar em nosso laboratório de automação 4.0, nossa ideia é expandir para pesquisas e projetos dentro de todo o campus", afirmou o reitor da instituição de ensino, Paulo Roberto de Carvalho.

Entre as aplicações que serão desenvolvidas e testadas no espaço estão soluções para Internet das Coisas (IoT), como leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos, aplicações multimídia e controle remoto de robôs e máquinas.

Notícias relacionadas

Divisão da Claro para o segmento corporativo, a Embratel atuará na integração das tecnologias, mirando segmentos como indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivo e agronegócio. A intenção é que casos de uso habilitados ao lado da Ericsson e da Facens possam ser disponibilizados ao mercado. Hub de inovação da operadora, o beOn Claro também participará do projeto.

Em março, a Claro havia anunciado projeto 5G com perfil semelhante ao lado da WEG em Jaraguá do Sul (SC). No caso, aplicações para uso industrial e redes privativas são a prioridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!