Sistema energético da Polônia terá rede LTE privada em 450 MHz com a Nokia

Uma prova de conceito de rede LTE privada na faixa de 450 MHz para aplicações de rede elétrica inteligente (smart grid) será ampliada nacionalmente na Polônia pela Nokia e pela distribuidora de energia local PGE Systemy, anunciou a fornecedora de tecnologia nesta terça-feira, 7.

A expansão do projeto iniciado em abril de 2019 deve fornecer conectividade wireless para cerca de 14 milhões de medidores inteligentes no país, além de suportar entre 15 mil e 20 mil usuários de rádio privado e 35 mil sensores coletores de dados. A partir de padrão LTE chamado pela Nokia de "4.9G", a rede implementada também estaria preparada para um upgrade 5G assim que possível.

Em comunicado, a Nokia também destacou as capabilidades da faixa de 450 MHz para o uso em smart grids. "Utilizada pelo setor de energia em toda a Europa, esta banda possui excelentes propriedades de propagação, níveis generosos de energia e uma grande disponibilidade de rádios de voz e dados de vários fornecedores de equipamentos para suportar diversas aplicações".

Notícias relacionadas

Brasil

No Brasil, a faixa de 450 MHz é um desejo do setor de utilities diante do planejamento de rede inteligentes de energia; objeto de disputa judicial, a banda pertence atualmente às operadoras de telecom, que levaram o espectro junto com a faixa de 2,5 GHz em 2012. Recentemente, uma ativação de rede privada LTE para smart grid foi anunciada no País pela Neoenergia: o projeto também utiliza tecnologia da Nokia, mas a partir do 3,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!