Nova tecnologia de bateria de alumínio promete maior durabilidade e recargas rápidas

Uma das principais barreiras para a evolução dos celulares atuais é a falta de progresso na tecnologia das baterias, que ainda são feitas com um material volátil (lítio-íon) e com vida útil ainda longe do ideal. No entanto, cientistas da Universidade de Stanford anunciaram na segunda, 6, que conseguiram construir com sucesso um protótipo de bateria de alumínio-íon que permite não apenas uma carga ultrarrápida, mas com maior durabilidade, baixo custo de componentes e muito mais segura do que as atuais. O estudo foi publicado no mesmo dia no jornal científico Nature, mas ainda não foi divulgado quando a tecnologia poderia entrar em fase comercial.

Notícias relacionadas
Segundo o professor químico e um dos responsáveis pelo projeto Hongjie Dai, a nova bateria recarregável poderia substituir inclusive as pilhas alcalinas. "Nossa bateria não pega fogo, mesmo se você perfurá-la", disse ele em comunicado da Stanford. A bateria utiliza dois eletrodos, um negativo de alumínio e outro cátodo positivo. Segundo Dai, após vários testes com diferentes materiais, a descoberta veio por acidente: a solução encontrada foi o grafite, que é basicamente carbono.

Ainda de acordo com o acadêmico, a recarga dessa bateria de alumínio é mais rápida do que as atuais – em vez de passar horas para carregar um smartphone, ela levaria apenas um minuto. Outra vantagem é a vida útil: enquanto uma bateria de lítio-íon normal tem em média apenas mil ciclos de recarga, a de alumínio aguentaria mais de 7.500 sem nenhuma perda de capacidade. O material utilizado também seria importante para a fabricação de produtos flexíveis, já que o alumínio tem essa propriedade – basta ver os recentes casos do iPhone 6 e do Samsung Galaxy S6, aparelhos fabricados com carcaça de alumínio e que "entortam" ao se aplicar determinada pressão.

Apesar de todas as vantagens, o protótipo desenvolvido pela equipe de Dai ainda precisa melhorar a voltagem, que oferece cerca de metade do que uma de lítio apresenta. "Mas melhorando o material do cátodo poderia eventualmente aumentar a voltagem e a densidade de energia. De outra forma, nossa bateria tem tudo o mais que você sonharia para uma bateria: eletrodos baratos, boa segurança, carregamento de alta velocidade, flexibilidade e ciclo de vida longo", disse ele no comunicado da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!