Campanha da TV digital começa nesta quarta em Rio Verde (GO) e Brasília

Começa nesta quarta-feira, 8, a campanha publicitária para informar os brasileiros sobre o desligamento da TV analógica, que será concluído em 2018, conforme cronograma definido pelo governo. Nesta primeira fase, os anúncios das emissoras se restringirão aos moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal. No município goiano, o desligamento em projeto-piloto ocorrerá em 29 de novembro deste ano e, no DF, em 3 de abril de 2016.

Notícias relacionadas
O início da campanha, bem como do funcionamento do site informativo e do call center que vão tirar dúvidas dos usuários, foram anunciados nesta terça-feira,7, na Anatel. Com a participação do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do presidente da Anatel, João Rezende, e do presidente do Gired (grupo de implantação da digitalização das TVs), Rodrigo Zerbone. Já o início da oferta de serviço 4G pelas operadoras ficará mesmo para 12 meses após o switch-off, ou quando ficar comprovado as condições técnicas para antecipação desse prazo.

Os anúncios serão precedidos do símbolo aprovado pelo Gired para TV analógica, formado pela letra A exibida no canto direito da tela, e trarão informações sobre o desligamento. Dois meses antes do final das transmissões analógicas, as emissoras farão a contagem regressiva. As informações completas sobre o switch-off poderão ser encontradas no site www.vocenatvdigital.com.br e pela central de atendimento, acessada pelo número 147. Os dois sistemas foram implantados pela EAD, entidade administradora da digitalização, contratada pelas teles.

Segundo Zerbone, com o desligamento, a programação da TV aberta estará disponível tão somente em formato digital, que permitirá aos telespectadores continuar assistindo aos seus programas com maior qualidade de som e imagem. A digitalização da TV aberta traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

A campanha será iniciada em outros Estados sempre 12 meses antes da data de desligamento do sinal digital. Em 2016, por exemplo, serão desligados os sinais em São Paulo e cidades adjacentes, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia. Nessas cidades, o serviço 4G na faixa de 700 MHz poderá ser ofertado pelas teles em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!