Campanha da TV digital começa nesta quarta em Rio Verde (GO) e Brasília

Começa nesta quarta-feira, 8, a campanha publicitária para informar os brasileiros sobre o desligamento da TV analógica, que será concluído em 2018, conforme cronograma definido pelo governo. Nesta primeira fase, os anúncios das emissoras se restringirão aos moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal. No município goiano, o desligamento em projeto-piloto ocorrerá em 29 de novembro deste ano e, no DF, em 3 de abril de 2016.

O início da campanha, bem como do funcionamento do site informativo e do call center que vão tirar dúvidas dos usuários, foram anunciados nesta terça-feira,7, na Anatel. Com a participação do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do presidente da Anatel, João Rezende, e do presidente do Gired (grupo de implantação da digitalização das TVs), Rodrigo Zerbone. Já o início da oferta de serviço 4G pelas operadoras ficará mesmo para 12 meses após o switch-off, ou quando ficar comprovado as condições técnicas para antecipação desse prazo.

Os anúncios serão precedidos do símbolo aprovado pelo Gired para TV analógica, formado pela letra A exibida no canto direito da tela, e trarão informações sobre o desligamento. Dois meses antes do final das transmissões analógicas, as emissoras farão a contagem regressiva. As informações completas sobre o switch-off poderão ser encontradas no site www.vocenatvdigital.com.br e pela central de atendimento, acessada pelo número 147. Os dois sistemas foram implantados pela EAD, entidade administradora da digitalização, contratada pelas teles.

Segundo Zerbone, com o desligamento, a programação da TV aberta estará disponível tão somente em formato digital, que permitirá aos telespectadores continuar assistindo aos seus programas com maior qualidade de som e imagem. A digitalização da TV aberta traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

A campanha será iniciada em outros Estados sempre 12 meses antes da data de desligamento do sinal digital. Em 2016, por exemplo, serão desligados os sinais em São Paulo e cidades adjacentes, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia. Nessas cidades, o serviço 4G na faixa de 700 MHz poderá ser ofertado pelas teles em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.