Comissão Européia aprova uso de celulares em aviões

A Comissão Européia (CE) aprovou normas que permitirão a utilização do telefone móvel a bordo dos aviões nas mesmas condições nos 27 Estados membros, tanto para fazer quanto receber chamadas e mensagens de texto de maneira segura durante os vôos. As regras harmonizam a concessão de licenças e os requisitos técnicos para a prestação do serviço, independente das fronteiras que atravessem.
Os telefones dos passageiros estarão conectados a uma rede celular a bordo que se comunicará com a terra via satélite. O sistema evita que os telefones se conectem diretamente com as redes móveis terrestres, evitando interferências. E a potência de transmissão se manterá em um nível suficientemente baixo para que os telefones possam ser usados sem que a segurança dos equipamentos do avião ou o funcionamento normal das redes móveis terrestres sejam afetadas.
A decisão da União Européia homologou uma freqüência comum na Europa: 1.800 MHz. Também lança as bases para permitir o reconhecimento, em toda rede da CE, das licenças nacionais concedidas às diferentes companhias aéreas. Por exemplo, uma aeronave matriculada na França ou na Espanha, poderá oferecer serviços aos passageiros ao sobrevoar a Alemanha ou Hungria, sem necessidade de procedimentos adicionais de autorização. O novo serviço não está coberto pelo regulamento da CE sobre roaming. Sabe-se que será mais caro que uma chamada normal em roaming porque supõe mais custos para as operadoras.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!