A Telefónica anunciou a conclusão bem-sucedida da primeira chamada 5G Standalone (SA) da Europa utilizando uma arquitetura de nuvem híbrida. Ou seja, que combina infraestrutura da empresa e serviços de nuvem pública da Amazon Web Services (AWS).
O feito foi alcançado a partir da solução Cloud RAN da Nokia. De acordo com a tele, o experimento marca um avanço significativo na evolução das redes móveis de próxima geração.
Segundo a Telefónica, a chamada 5G SA foi realizada com a hospedagem de cargas de trabalho da Nokia Cloud RAN em serviços da AWS, tanto na sede da operadora em Madri quanto na região AWS na Espanha, localizada em Aragão (também na Espanha).
A companhia afirma que essa arquitetura híbrida permite a ela explorar um novo paradigma, aproveitando a "escalabilidade" da nuvem pública enquanto mantém a baixa latência necessária para operações mais críticas.
A Telefónica, a AWS e a Nokia planejam continuar as colaborações no segmento de redes centradas em software e baseadas em nuvem. O objetivo, informou a Telefónica, é construir uma infraestrutura mais ágil, resiliente e "capaz de oferecer as melhores experiências de usuário móvel na era do 5G e além".
Detalhes técnicos
"A RAN representa a fronteira final para a cloudificação e a carga de trabalho mais crítica para nossas redes móveis. Explorar a nuvem da AWS oferece uma oportunidade de evoluir as redes 5G para obter mais flexibilidade e programabilidade, simplificando nossos ativos de rede", disse o diretor de acesso e dispositivos da Telefónica, José Luis Esplá.
A solução usou o software RAN Distributed Unit (DU) da Nokia, executado em uma instância do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) com processadores Graviton, baseados na arquitetura Arm da AWS. Além disso, a RAN Centralized Unit (CU) está sendo operada em uma instância do Amazon EC2 na região AWS da Espanha – demonstrando a portabilidade do software de função de rede em contêineres da Nokia.
"Este projeto inovador com a Telefónica é outro exemplo da nossa abordagem anyRAN, onde trabalhamos com parceiros estratégicos como a AWS para reunir as melhores soluções e oferecer verdadeira flexibilidade e escalabilidade aos nossos clientes", completou o head de Cloud RAN na Nokia, Aji Ed.