Dados do Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram que durante o Carnaval, foram registrados 2.469 alertas de bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou perdidos.
A liderança de furtos e roubos de celular coube ao estado de São Paulo (SP), com 546 bloqueios; seguido do Rio de Janeiro (RJ) com 439 e da Bahia (BA) com 203. Já o Acre (AC) foi a unidade federativa com o menor número de bloqueios, com apenas um caso.
A pasta explica que São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberam grande número de foliões durante o evento e concentraram a maior parte dos bloqueios. Desde 1º de março até a quarta-feira de cinzas, 5, o número de alertas manteve uma média acima de 490 registros diários, com o pico no dia 5, quando 519 celulares foram bloqueados por meio do sistema.
- 1º de março: 472 bloqueios
- 2 de março: 504 bloqueios
- 3 de março: 483 bloqueios
- 4 de março: 491 bloqueios
- 5 de março: 519 bloqueios
O Celular Seguro permite que qualquer cidadão cadastre seu aparelho e, em caso de roubo ou furto, emite um alerta que bloqueia o dispositivo e serviços vinculados, como aplicativos bancários. Para utilizar o serviço, basta acessar o site ou baixar o aplicativo oficial, disponível para Android e iOS, sendo necessário uma conta Gov.br para o cadastro de dispositivos e definição de Pessoas de Confiança para ajudarem no bloqueio, se necessário.