De acordo com o Panorama MobileTime/Opinion Box, 30% dos brasileiros nunca enviam mensagens de SMS pela rede da operadora móvel, enquanto 42% fazem isso "quase nunca". O estudo mostrou que apenas 7% dos brasileiros enviam mensagens de SMS todos os dias, enquanto 6% responderam fazer isso "quase todo dia".
Por outro lado, os percentuais de pessoas que recebem SMS todos os dias (28%) ou quase todos os dias (26%) é bem maior. Esse movimento pode ser explicado pelas mensagens enviadas por operadoras, bancos e outras instituições – que ainda usam esse recurso para o envio de promoções, notificação de transações em serviços digitais e verificação de segurança. Com isso, apenas 4% responderam que "nunca" recebem mensagens de SMS.
No Brasil, o WhatsApp é o principal serviço utilizado para mensagens instantâneas. A influência do aplicativo da Meta no mercado nacional é tamanha que esse mesmo estudo também revelou que 77% dos brasileiros preferem ligações pelo WhatsApp em vez de utilizar os planos tradicionais das operadoras móveis.
Participaram desse levantamento 2.099 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone. As entrevistas foram feitas on-line entre 15 e 30 de janeiro de 2025. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
RCS
O estudo também abordou o RCS, tecnologia tida como a evolução do SMS tradicional – já que tem funcionalidades mais parecidas com as de aplicativos de mensagens, como enviar imagens, vídeos, criar grupos e ver quando uma mensagem foi lida ou quando alguém está digitando.
De acordo com a pesquisa, 34% dos brasileiros já receberam um SMS com imagem, vídeo ou áudio dentro da mensagem, contra 66% que não receberam.