Telebras abre consulta para terceirizar centro de gerência de redes

A Telebras anunciou nesta segunda-feira, 7, uma consulta pública sobre proposta de contratação de uma empresa terceirizada para operar o centro de gerência de redes e serviços da estatal.

Localizado em Brasília, o chamado Centro Integrado de Gerência de Redes (CIGR) é responsável pela operação e gerenciamento de todos os equipamentos e tecnologias que compõem a infraestrutura da Telebras, assim como os serviços providos para clientes e parceiros.

Segundo o termo de referência publicado pela estatal, o serviço engloba rede com backbone operacional de 28.880 km e potencial de chegar a 32.491 km nos próximos anos. A Telebras também concentra 355 estações em operação, entre pontos de presença (PoPs) de backbone e metropolitanos, terminais remotos e repetidoras de rádio.

Notícias relacionadas

A infraestrutura é atualmente utilizada para o atendimento de diversos entes da Administração Pública Federal direta e indireta, além de provedores e empresas de telefonia. A rede ainda fornece conectividade entre as estações terrestres do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e os centros de operação espacial situados em Brasília e Rio de Janeiro.

Pelos termos submetidos à consulta, a contratação de uma empresa especializada para gerência teria vigência de 60 meses. Segundo a estatal, a decisão pela terceirização trará "mais agilidade e qualidade na prestação do serviço". Entre as vantagens do processo licitatório apontadas pela empresa estão:

  • a rápida mobilização de recursos para atendimento de projetos como a ativação de redes complexas ou de início da operação do comercial do SGDC, que demandam aumento de equipes em curto espaço de tempo;
  • a atuação com profissionais com certificações e treinamentos específicos, atuando em escalas e regimes de trabalho que não possuem paralelo no plano de cargos e remuneração da Telebras;
  • a busca por empresas que atuem "no estado da arte das tecnologias e de conhecimento de gerenciamento de redes e serviços";
  • a correta identificação dos custos associados à operação da rede da Telebras.

A proposta em consulta pode receber contribuições a partir desta terça-feira, 8, com prazo de encerramento no dia 28 de março. Mais detalhes podem ser conferidos neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!