A Apple realizou hoje o aguardado lançamento de seu novo tablet, a terceira versão do iPad, em evento ocorrido em São Francisco, nos EUA. As principais novidades são a presença de um processador quadcore, de conectivade com redes de quarta geração (4G) no padrão LTE (Long Term Evolution) e a adoção da tecnologia de tela "retina display", a mesma do iPhone 4 e 4S. O novo modelo será comercializado a partir do dia 16 de março nos seguintes países: EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça e Japão. A versão mais barata, com 16 Gb de memória, custará US$ 499 (modelo com 16 Gb de memória). Os modelos de 32 Gb e 64 Gb custarão US$ 599 e US$ 699, respectivamente.
A tela tem resolução 2048 x 1536. A saturação de cor é 44% melhor do que a do iPad 2, e o aparelho conta com um processador A5X quad-core com gráficos que permitem a visualização de 3,1 milhões de pixels, gerando qualidade melhor que a de uma TV de alta definição. O tablet é capaz de acessar redes LTE e pode ser usado como um hotspot pessoal para conexões Wi-Fi.
O design lembra o do último iPhone e o tamanho é o mesmo do Ipad 2, com 9,4 mm de espessura e peso de cerca de 600 gramas. O novo tablet tem sistema de gravação de vídeos em HD em 1080p, e uma nova câmera de 5 megapixels.
Outra novidade é uma bateria de maior duração, com 10 horas de vida. A empresa anunciou ainda o lançamento da nova versão de seu sistema operacional, o iOS 5.1.
A previsão de analistas internacionais citados pela Bloomberg é de que a Apple venda 60 milhões de iPads no mundo este ano. No quarto trimestre, a companhia vendeu 15,4 milhões de unidades do seu tablet.
Não foi mencionada a previsão para lançamento do novo iPad na América Latina.